Com G1
A 20ª Promotoria de Justiça de Maringá, no norte do Paraná, ofereceu denúncia contra 14 pessoas acusadas de fraudar licitações no município e em outras cidades do estado, além de em São Paulo e em Santa Catarina.
Entre os citados estão empresários e representantes comerciais. Eles foram indiciados pela prática de crimes contra a administração pública, de falsidade ideológica e material, crimes fiscais e contra a Lei de Licitações. A denúncia foi encaminhada à 4ª Vara Criminal da Comarca.
De acordo com as investigações, os denunciados integravam organização criminosa que controlava ao menos 11 empresas (todas em nome dos acusados, parentes e amigos), por meio das quais cometiam inúmeros crimes.
A organização teria participado de pelo menos 1.630 licitações desde 2008, movimentando ao menos R$ 30 milhões. O objetivo principal era vencer procedimentos licitatórios, geralmente com superfaturamento. Para isso, inclusive corrompiam agentes públicos, segundo o MP.
Foi possível verificar que outras empresas que não pertenciam à organização criminosa também participaram de fraudes, fornecendo orçamentos com preços acertados entre concorrentes, com loteamento dos objetos das licitações, ou mesmo recebendo dinheiro para deixarem de participar de procedimentos licitatórios.