22/08/2023
Cotidiano Região

Grupo de Escoteiros se transforma em agente multiplicador

imagem-105218

Lizi Dalenogari

Boa Ventura – A união de forças e a prevenção como palavra de ordem, estão fazendo a diferença em comunidades de Guarapuava e região, afinal todo o cuidado é pouco quando o assunto é drogas.

Neste mês de dezembro uma equipe da Assessoria de Gabinete da deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), em parceria com o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, criado por ela enquanto secretária de Assistência Social, visitaram o Grupo de Escoteiros de Boa Ventura de São Roque.

Durante o encontro foram abordados temas sobre os fatores de risco e de proteção, a importância do apoio da família e toda a sociedade para aqueles indivíduos considerados dependentes químicos. Vídeos de conscientização abriram espaço para que os adolescentes colocassem o seu ponto de vista sobre o que observaram nas imagens e no seu dia a dia.

A aluna e escoteira Jaqueline de Brito Maciel, fez questão de expressar sua opinião. "Esse encontro é muito importante porque nos traz ferramentas para sabermos como conscientizar as pessoas, tanto para quem é usuário como para aqueles que não são. Somos todos responsáveis e temos que contribuir de alguma forma para que esta epidemia tão destrutiva não ganhe ainda mais força", alerta.

O psicólogo e assessor de gabinete da deputada Cristina Silvestri, Giovani Caetano Jaskulski sugeriu aos adolescentes que fosse aplicado na cidade o projeto do gabinete da deputada que tem apresentado ótimos resultados em Guarapuava: "Vamos dar todo o suporte para que se transformem em agentes multiplicadores do bem, com projetos educativos sobre a prevenção das drogas. Boa Ventura tem tudo para se destacar no protagonismo juvenil" assegura Giovani.

Os jovens escoteiros realizaram um trabalho de orientação educativa na cidade com a entrega de informativos que tratam sobre a malefícios do crack e outras drogas.

A professora, vereadora e chefe do escoteiro Márcia Morski Maciel aprovou a iniciativa. "O encontro foi muito bom, já que a educação de combate ao uso de drogas deve ser uma constante luta de todos nós. Agradecemos a deputada Cristina Silvestri por disponibilizar sua equipe para realizar este trabalho com nossos jovens. Temos que afastá-los deste caminho, muitas vezes sem volta. A droga tem gerado irreparáveis problemas sociais, de saúde pública e tem agravado a violência em nosso município", destaca.

Deputada Cristina Silvestri e assessor Giovani Jaskulski

LUTA CONSTANTE

Guarapuava foi escolhida para sediar o I Congresso Regional de Políticas sobre Drogas do Paraná, que é uma iniciativa do Governo do Estado, por ser uma cidade reconhecida pela CNM (Confederação Nacional Municipalista), através do site Observatório do Crack, por ter criado um Departamento de Políticas Publicas sobre Drogas na Secretaria de Assistência Social quando a deputada Cristina Silvestri ainda era secretária.

“Guarapuava terá uma sede do Comitê Regional de Políticas sobre Drogas, alinhada com o Estado. A deputada Cristina Silvestri reivindica fundos para que, juntamente com os Conselhos Municipais, comunidades terapêuticas e instituições afins, possam desenvolver ações continuadas e não fragmentadas, com um olhar especial a dependência química”, destaca a coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Paraná, Rosane Ferrante Neunam.

As temáticas que serão abordadas durante o evento subsidiarão a reedição do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná e o estabelecimento de diretrizes para as Políticas Municipais correspondentes. Serão divulgadas as ações de segurança na área de redução de oferta e de demanda de drogas implementadas no Estado. Também serão planejadas ações interinstitucionais de prevenção ao uso de drogas, integrando as áreas da educação, saúde, serviço social, segurança e justiça. A data do evento deve ser definida nos próximos dias.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.