22/08/2023



Brasil Esportes

Os benefícios do esporte para a concentração da garotada

imagem-105254

Da Internet

O seu filho parece que está te ouvindo, mas está, na verdade, com a cabeça em outro lugar? Ou então é tão tagarela que não consegue se concentrar ou ouvir o que os outros dizem? "Muitas vezes, a criança precisa apenas de espaço para gastar energia, enfrentar desafios e fazer amigos", afirma a psicóloga esportiva Mariana Corrêa à revista Claudia.

Na maioria das vezes, a falta de concentração não se deve ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, que só acontece de 3 a 5% das crianças. Ainda assim, o diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. Caso o transtorno seja descartado, Deborah Palma, coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, avisa que a boa notícia é que o esporte pode ajudar muito a criança a aprender a se concentrar.

Para as crianças mais ativas e faladoras, a especialista recomenda "modalidades que proporcionem um gasto intenso de energia". Já para as crianças dispersas e com o pensamento distante, a escolha do esporte reuer mais cuidado. Deve ser uma atividade que a criança goste, só assim ela irá se dedicar de forma intensa e começar a desenvolver o foco.

Mariana Corrêa concorda. "Não basta que os pais encontrem uma modalidade legal. A criança deve ter curiosidade pelo esporte". Para as crianças mais novas, a natação é uma excelente opção. As mais velhas podem escolher entre um leque maior, como o atletismo, que ajuda a canalizar energia e concentração. "Geralmente, as atividades solitárias tendem a apresentar um melhor resultado no que diz respeito à melhoria da concentração da criança.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo