* Por Rogério Thomas
Guarapuava – O ano de 2015 está sendo considerado como um dos mais dificeis para os setores públicos do País. As crises econômica e politica atingem diretamente os projetos de desenvolvimento dos municípios brasileiros, onde obras são “travadas” ou são seguradas para serem executadas pelos governos federal e estadual quando a situação estiver estabilizada.
Porém, em Guarapuava, o ano de 2015 está sendo considerado como fundamental para que grandes obras, esperadas há décadas pela comunidade regional, saiam do papel e se tornem realidade. “Não há como negar que 2015 foi um ano difícil, mas Guarapuava andou na contramão do País. Para nós, o ano de 2015 foi o ano de confirmação das expectativas. Grande parte do que projetamos e planejamos a partir de 2013, se tornou ou está se tornando realidade neste ano”, afirma o prefeito Cezar Silvestri Filho.
E essa afirmação do prefeito pode ser facilmente constatada. Em qualquer região da cidade e do interior há obras executadas ou em execução pela administração municipal. “Nós não priorizamos um setor. Nós trabalhamos em todos os setores, buscando a excelência naquilo que está sendo executado ou ainda será feito. Na Saúde, na Educação, na infraestrutura, na geração de empregos, na Agricultura, no trânsito, enfim, todos os setores são tratados como prioridade. Foram três anos de muito planejamento, mas de muitas conquistas também. Hoje, a administração municipal tem a certeza de que está no caminho certo, pois as obras estão saindo do papel e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida população”.
Numa retrospectiva rápida, Cesar Filho cita o ano de 2013, onde Guarapuava foi atingida por uma das maiores catástrofes naturais da história. “Naquele momento nós sentimos a força do povo guarapuavano. A união da população com o Poder Público foi essencial na reconstrução e no atendimento a todas as famílias prejudicadas. Mudamos nossas prioridades e investimos muito para a reconstrução do que foi atingido pelas fortes chuvas. Porém, fomos testados em 2014 e novamente neste ano. E passamos no teste. O que refizemos em Guarapuava, refizemos com qualidade. Não houve mais registros de inundações ou danos maiores na estrutura logística do interior. Somente quem mora em locais que eram considerados de risco sabe a importância que essas obras representam”.
Para Cesar Filho, 2015 será um novo marco para a história econômica de Guarapuava. “Estamos vivendo um momento muito importante. Este ano é um divisor, onde a população está acompanhando e verificando que aquilo que projetamos para Guarapuava está acontecendo. Ainda há muita coisa por vir para contribuir nesse projeto, mas finalizamos 2015 com a certeza que estamos no caminho certo”, conclui o prefeito.