Jonas Laskouski com internet
Brasil – O cometa Catalina (C/2103 US10), um dos mais belos já descobertos, atinge seu brilho máximo exatamente nesta madrugada (5), o que significa que ele poderá ser visto até a olho nu, em céus sem poluição luminosa.
A RedeSul de Notícias tentou entrar em contato com departamentos de Astronomia e Física de algumas universidades para informarmos da maneira mais clara possível, como localizar o Catalina, mas devido ao recesso, não conseguimos contatar ninguém. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o ceú em Guarapuava pode estar nublado, devido a instabilidade do tempo, mas se os curiosos para ver o fenômeno tiverem de posse de algum instrumento, como binóculos ou lunetas com zoom, a observação poderá ter sucesso.
Para tentar ver o Catalina, localize a estrela Arcturus, que é a estrela vermelha na constelação de Boieiro, perto do horizonte na direção nordeste, e isso depois das 3h da manhã. Depois de encontrá-la, faça uma procura ao redor dessa área e logo você deverá encontrar um brilho difuso e quem sabe, a bela cauda do cometa Catalina.