Jonas Laskouski
Guarapuava – O ser humano é uma raça complicada. Enquanto alguns se preocupam com questões referentes ao meio ambiente, saúde pública e bem estar, outros parecem não estar dando a mínima para o planeta, para o vizinho e muito menos para sua própria saúde.
Olha só este terreno no Bairro dos Estados, que fica na Saldanha Marinho esquina com a Rua Maranhão. Uma leitora que prefere não ser identificada, nos enviou várias fotos, mostrando o total abandono da área. Segundo ela, os problemas começam com 'carrinheiros' que passam pelo local e acabam jogando ali mesmo o que não vai ser aproveitado ou reciclado. Ainda de acordo com ela, tem vizinho despejando resíduos de construção. "Baldes e latas de tinta acumulam água e é preocupante, pois pode haver possíveis focos do mosquito da dengue", disse ela. "Tem muito lixo com água parada", acrescenta. Sem contar o mato.
Com tanta notícia sobre os cuidados que se deve tomar para que não haja focos do mosquito e para que ninguém fique doente, tem gente que ainda não toma as providências necessárias para se evitar o pior. O número de casos confirmados de dengue, febre chikungunya e zika vírus só crescem no país todo. E acabar com o problema não é dever somente das autoridades, não. Se a população não tiver consciência, isso nunca vai acabar. Repito, o ser humano é uma raça complicada.