Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Em Guarapuava, o programa "Melhor em Casa", próprio do atendimento médico descentralizado na residência do paciente, já atendeu 400 pessoas e está com 93 em tratamento, nos últimos 18 meses, informou a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). Só no segundo semestre de 2015, mais de 120 famílias receberam amparo da iniciativa. Para o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), o atendimento qualificado, com segurança e perto das famílias, é inovador e eficiente. "Além de tantos benefícios, ajuda a reduzir as filas nos hospitais, uma vez que a assistência alivia o número de internamentos nos leitos médicos e abre vagas para que outros pacientes sejam atendidos".
O programa atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Os pacientes são atendidos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogas, nutricionistas e psicólogos. Os profissionais atuam diariamente, 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. De acordo com o enfermeiro responsável, Evandro de Borba, a equipe trabalha motivada e em sintonia. “Somos movidos pela vitamina A de amor, alegria, atenção e amizade”, enfatiza.
Os pacientes do Melhor em Casa chegam ao programa através de encaminhamento e ficam internadas em domicílio até receberem alta médica, que varia para cada caso. O aposentado Alvelino Zamberlan, 70 anos, precisou dos serviços do programa. Ele sofre de fibromialgia e ficou internado por dois meses no hospital e mais 23 dias na UTI devido a efeitos colaterais da troca dos medicamentos sem orientação médica. Quando voltou para casa, recebeu o atendimento do programa e a recuperação foi completa. “Tomo café, como de tudo, pude voltar a tocar a minha gaita, vou à missa", diz.
Além do atendimento disponibilizado pela equipe aos pacientes, o cuidador ou familiar responsável também recebe orientações e acompanhamento psicológico. Todos recebem medicação e tratamento necessários.
A sede do programa fica na Rua Benjamin Constant, n° 16, Centro. Mais informações pelo telefone (42) 3622-7095.