Cristina Esteche
Guarapuava – A articulação que vem sendo feita por pedetistas antigos para fortalecer a legenda em Guarapuava e, possivelmente, mudar de rumo nas eleições municipais deste ano, provocou a reação da cúpula municipal. A notícia foi postada em blog ligado à RedeSul de Notícias na quarta feira (13).
De acordo com o secretário geral em Guarapuava, Bóris Antonio Martins, o partido possui diretório constituído e que, estatutariamente, possui poderes para “dirigir os destinos da sigla”. Segundo o pedetista, na convenção estadual do partido em 2015, o diretório municipal foi instruído pelo presidente Osmar Dias, a partir de resolução nacional, a criar diretórios municipais, com autonomia, sem a intervenção do Diretório Estadual. “Estamos abertos a quem quiser entrar ou retornar ao PDT, mas para qualquer iniciativa nesse sentido tem que passar pela cúpula municipal. Estamos percebendo que mortos estão querendo ressuscitar”.
De acordo com Bóris Martins, o diretório em Guarapuava vem sofrendo pressão, principalmente, por pessoas ligadas ao prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS). “Na inauguração da Araupel, no dia 9 de Dezembro, quando o deputado Marcio Paulik estava na solenidade, pessoas ligadas ao prefeito tiveram uma conversa reservada com ele durante o almoço”. Segundo o pedetista, a intenção é que o PDT passe a integrar a base de apoio à reeleição de Cesar Filho. “Hoje a nossa tendência é de apoio à pré candidatura do médico Antenor Gomes de Lima [PT], mas a política é feita de conversa e aceitamos conversar”.