Cristina Esteche
Guarapuava – A procura pelo seguro-desemprego em Guarapuava caiu nos primeiros 15 dias de janeiro, em relação aos 12 meses de 2015. De acordo com o chefe da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, nas duas primeiras semanas do ano a procura média diária tem sido de 43 pedidos. “A média diária durante 2015 foi de 75 requerimentos”.
Começando o ano com a oferta zerada de empregos, Campos diz que a demanda por vagas também já reagiu. “Começamos a abordagem às empresas e já estamos ofertando vagas, mas continuamos enfrentando problemas pela falta de qualificação de candidatos”. Segundo ele, somente uma empresa está recrutando 86 funcionários e vai ofertar 130 até fevereiro. “A pedido, não podemos citar o nome dessa empresa, e o recrutamento está sendo feito apenas pela Agência”.
Na contramão de muitos municípios, segundo Campos, em Guarapuava o ano começa sem o registro de demissões em massa nas grandes empresas. "No final do ano algumas empresas de porte demitiram dezenas de pessoas ao mesmo temtpo, mas neste começo de ano, estão havendo contratações".