Guarapuava – Uma denúncia anônima possibilitou a prisão de duas pessoas, e a apreensão de um adolescente (17 anos), por corte ilegal de árvores. A polícia ambiental apreendeu também palanques, mourões, armas de fogo e munições. O flagrante aconteceu numa estrada rural de acesso aos distrito do Guairacá e do Guará.
De acordo com a polícia, dentro da mata fechada tinham dois barracos de lonas plásticas pretas onde estavam dois senhores, 64 e 25 anos, além do adolescente. Foram apreendidas duas espingardas, calibres 28 e 36, cartuchos intactos e deflagrados, além de material de recarga de cartuchos, uma motosserra, e de duas toucas/bala clava (touca ninja) confeccionadas em lã na cor preta.
Pés de imbuias e pinheiros do Paraná foram derrubadas, desdobradas em palanques, mourões e tábuas, totalizando 10,488 m³ de madeira serrada, armazenada em trilhas dentro da floresta. “As armas são ilegais e sem documentos e extração de madeira sem licença ambiental, configurando crime previsto no estatuto do desarmamento e na lei de crimes ambientais”, disse a Policia Ambiental.
A região é alvo constante de denúncias de conflitos pela posse da terra, envolvendo armas de fogo, ameaças e extração ilegal de madeira.
A Polícia Militar Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais na região de Guarapuava poderão ser realizadas nos telefones (042) 3621-7900 e (042) 3629-2161 ou pelo email: bpambfv-guarapuava@pm.pr.gov.br