Da Redação, com informações da Secom
Guarapuava – A dona de casa Silvana da Silva, 35 anos, e a filha Yasmin Vitória estão entre as contempladas pelo programa Mamãe Guará. Durante a gestação, a falta de líquido amniótico, responsável por auxiliar no desenvolvimento do bebê, fez Silvana ser submetida ao parto antes do previsto. Yasmin nasceu prematura, com sopro cardíaco e insuficiência renal. A atuação da equipe do Programa Mamãe Guará, que vinha acompanhando o caso, agilizou as consultas com neurologista e nefrologista, além da medicação necessária ao bebê. “O nome Vitória não é por acaso. Com o apoio do Mamãe Guará, nós vencemos e hoje minha filha está muito bem”, comemora Silvana. Sua filha, em breve completará dois anos.
Assim como Silvana, gestantes de Guarapuava, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegam ao programa encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Elas têm acompanhamento domiciliar, assistência hospitalar, ambulatorial e mais agilidade na marcação de exames e consultas. De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Andresa Sansano, o programa trabalha com ações coordenadas. “A agenda de exames, pré-natal, consultas e outras atividades é proposta pelos profissionais visando o bem-estar da criança e da mãe. Todas recebem kits com roupinhas para os bebês e vale transporte, além de disponibilizarmos um carro para emergências”.
Criado em 2013 o programa atendeu mais de 2.930 casos, entre gravidez habitual (quando não há risco), de risco intermediário e de alto risco.
O prefeito Cesar Silvestri Filho lembra que ações como essas já valeram o prêmio Gestor Público – Destaque em Saúde, que valoriza e reconhece os gestores municipais que desenvolvem boas práticas em projetos de administração pública. “Estamos fazendo uma gestão para as pessoas, promovendo o bem estar do ser humano e garantindo a qualidade de vida dos guarapuavanos”, ressalta o prefeito.