* Da Redação
A deputada estadual Cristina Silvestri entrou com novo requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná, insistindo junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para pavimentação do trecho de 5 quilômetros entre a sede do distrito de Guairacá e o Salto São Francisco. Em apelo dirigido ao diretor-presidente do DER, Nelson Leal, a parlamentar chama atenção para os acidentes que estão acontecendo naquele trajeto, por conta das péssimas condições da estrada, e também do potencial turístico do lugar, que é frequentado por turistas brasileiros e estrangeiros.
O Salto São Francisco é o maior do Sul do Brasil e está na 5º posição dos maiores do Brasil, com 196 metros de queda. É um dos principais polos turísticos da tríplice fronteira de municípios que une Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Cristina Silvestri lembra que o turismo ecológico e cultural é um dos segmentos que mais crescem no Brasil.
Na Região de Guarapuava, segundo ela, há um público potencial com cerca de 500.000 habitantes que precisa ser continuamente estimulado a frequentar os pontos turísticos existentes nos diversos municípios. É o caso do Salto São Francisco e o caminho de propriedades coloniais instaladas ao longo daquele trajeto bucólico, na estrada municipal do distrito de Guairacá, habitado, predominantemente, por imigrantes ucracianos. “Foi pensando nisso que estou reivindicando melhorias na estrada, seguindo o cronograma de obras e a disponibilidade do DER. A quantidade de quilômetros que for possível fazer, dentro do orçamento do órgão, vamos lutar para que aconteça”, afirmou a deputada.
Com esse complemento, toda a extensão da estrada (de 44,6 quilômetros), da cidade de Guarapuava até o Salto, ficará pavimentada, facilitando o acesso dos turistas e levando mais desenvolvimento àquela região. Um segundo passo será a revitalização dos pontos que necessitam ser restaurados.