Jonas Laskouski
Guarapuava – Felizmente ou infelizmente – depende do ponto de vista – as notícias relacionadas ao Carnaval irão dominar os jornais e portais de informação durante os próximos dias. E junto com a folia, já que os hormônios deixam o organismo mais excitado, o que se faz necessário é manter a cabeça no lugar. Para isso: conscientização e prevenção.
É exatamente dessa maneira que, pelo quarto ano consecutivo, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria de Saúde de Guarapuava, organizou juntamente com o CAPS II, CAPS AD, as agentes de endemia – que estão fazendo um trabalho fantástico no combate ao Aedes aegypti na cidade – e também funcionários de algumas UBSs, uma caminhada pelo Centro de Guarapuava para incentivar o uso de preservativos e também, reforçar a luta contra a dengue, zika vírus e febre chikungunya.
O grito foi dado durante a concentração em frente a Praça Cleve e os foliões percorreram a Rua XV de Novembro. No trajeto, embalados ao som de marchinhas, muita gente tirando foto e sentindo o gostinho desse primeiro dia de Carnaval. "A prevenção é feita com alegria. É preciso lembrar as pessoas que o contágio pelo HIV (vírus transmissor da AIDS), além de outras doenças sexulamente transmissíveis, pode acontecer em apenas uma única relação sem o uso da camisinha. Caso aconteça, a pessoa deve procurar o SAE para fazer o exame. Além do HIV, também fazemos o exame para sífilis e hepatites B e C", ressaltou a psicóloga Priscila Fortini.
Já quase no final da festa, os blocos mais animados foram premiados: em terceiro lugar, o "Bloco Azul" da UBS do Jardim Araucária. Em segundo, as animadas Agentes de Endemias (tinha até fantasia de mosquito da dengue!). E em primeiríssimo lugar, a alegria dos pacientes do CAPS II e CAPS AD.
A folia continua, minha gente. Para isso fica o lembrete: camisinha, sempre!