Da Redação
A Estação Primeira de Mangueira ganhou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial. A verde e rosa, que encerrou os desfiles, levou para a Sapucaí o enredo "Maria Bethania, a menina dos olhos de Oyá". O enredo autoral foi desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, estreante no grupo especial. O Estandarte de Ouro é o tradicional prêmio de O Globo que coroa os destaques do carnaval.
O desfile da verde e rosa, que explorou a religiosidade da homenageada, foi dividido em seis setores: "cabeça feita num candomblé de Ketu", "Bethânia: dos orixás e dos santos de altar", "Um Brasil guardado na voz, um Brasil na opinião", "Celebrando a obra musical da abelha rainha", "Mangueira apresenta 'o palco' de Maria Bethânia", "Santo Amaro e o céu de lona em verde e rosa". São 28 alas e seis alegorias.
Dona de 18 titulos, o último campeonato conquistado pela Verde e Rosa foi em 2002, com o enredo "Brasil com Z é pra cabra da pesté, Brasil com S é nação do nordeste". Presidida por Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, a Verde e Rosa busca a reabilitação. Em 2015, a agremiação ficou em décimo lugar cantando as mulheres brasileiras.
"A escola vai se reestruturando a cada ano. A dívida da Mangueira estava muito grande. A cada ano a gente paga um pouco mais da dívida e investe no carnaval. A expectativa deste ano é um carnaval melhor que o do ano passado, quando pegamos um dilúvio" – afirmou o presidente da Mangueira, que acrescentou: "Apesar de todas as dificuldades, não posso deixar de ressaltar o esforço da Liesa em fazer com que este continue sendo o maior espetáculo da Terra. A mangueira chegou, vamos em frente – disse Chiquinho da Mangueira.