* Da Redação, com AEN
Uma obra esperada há anos pelos moradores de Prudentópolis está prestes a se tornar realidade.
O governador Beto Richa autorizou recursos de R$ 2,8 milhões para as obras de infraestrutura pública no Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis. O crédito extra autorizado pelo governador entrará no orçamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O Salto São João é uma Unidade de Conservação Estadual que preserva em meio à mata uma queda d’água de 84 metros. “As obras melhoram o acesso das pessoas a esse cenário e ajudam a criar um ambiente favorável a negócios relacionados ao turismo em áreas naturais, já que essa é uma das regiões paranaenses mais propícias para este tipo de atividade”, disse Beto Richa.
Com o recurso garantido, serão licitadas as construções de trilha, centro de visitantes, estacionamento e mirante. Atualmente, a única forma de chegar ao Salto São João é pelas propriedades particulares do entorno.
Em outubro de 2015, a Prefeitura de Prudentópolis desapropriou dez alqueires para a implantação de um desvio da estrada que passa ao lado do Salto São João para que o Governo do Estado faça as obras necessárias. “O Salto São João será o cartão de visitas e vai ajudar outros atrativos naturais e culturais, que são abundantes no município”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.
O Salto São João fica a 12 quilômetros do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, que cai de 84 metros de altura e segue pelo rio São João.
Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. No município há mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. A região conta ainda com grande riqueza cultural, marcada pela colonização ucraniana. As casas típicas madeira podem ser vistas no trajeto para as cachoeiras.