Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – Os agentes de endemias de Reserva do Iguaçu saíram às ruas na última terça (09), feriado de Carnaval. O objetivo foi de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, relacionado aos casos de microcefalia em recém-nascidos.
A mobilização contou com duas equipes de agentes, que passaram por mais de 1,5 mil residências na sede do município e na Vila Copel. A informação repassada aos moradores foi sobre a importância de manter limpos os quintais de casas, bem como locais públicos e privados que possam acumular água e se tornar criadouros das larvas do mosquito.
O agente em Vigilância em Saúde, Mauro Antonichen, disse que a mobilização cumpriu seu objetivo. “Felizmente fomos bem recepcionados pela população, que apesar do feriado colaborou. Muitos até se colocaram à disposição para nos ajudar no combate ao mosquito”, disse.
O Secretário de Saúde, Luiz Zanon, acompanhou a mobilização. Segundo ele, o município continuará combatendo o Aedes aegypti de forma intensificada. “Apesar de não termos nenhum foco do mosquito não ficaremos de braços cruzados. Nós estamos trabalhando para evitar os problemas, com o foco na prevenção. Vamos continuar em estado de alerta para manter a população livre da ameaça”, disse.
AÇÕES CONTINUAM
De acordo com o plano de ação da Secretaria de Saúde, as visitas domiciliares continuarão sendo realizadas frequentemente. Também está prevista uma nova mobilização para o dia 9 de março, com a realização de um arrastão de limpeza nas residências e em terrenos baldios.