Lizi Dalenogari
“Um violão cheio de alegria, público seleto de amigos de uma vida inteira. Um momento único para sempre recordar”. É assim que o violonista guarapuavano David Tavares define sua visita a terra natal, onde reencontrou amigos e os encantou com seu talento que conquistou o mundo.
O artista está no Brasil onde faz a mixagem e masterização de seu novo DVD, gravado em Madri. No estúdio em Curitiba, David faz os últimos ajustes deste novo trabalho e em março inicia uma série de concertos que incluem as cidades de Salvador, na Bahia, Curitiba (Teatro Paiol), Guarapuava e Irati. “Estando tão perto de casa não pude deixar de vir reencontrar amigos tão queridos aqui na Morada da Lua, a convite do amigo-irmão Orlando Cezar da Silva”, conta.
Natural de Guarapuava, David deixou o Brasil em 1987 para realizar um sonho: tornar-se especialista em flamenco, gênero que é associado à Região de Andaluzia, na Espanha, país que recebeu o músico e o acolhe até hoje. Foi por lá que ele absorveu todo o virtuosismo desta cultura – com origens que remontam ao povo cigano e mourisco – e aplicou ao seu violão, instrumento que ele define como “sua verdadeira paixão”.
“As possibilidades que o violão nos dá são infinitas. Foi ele que me introduziu na música, mais especificamente a brasileira. Depois, quis mergulhar no flamenco, entendê-lo e, assim, explorar a sua versatilidade. Daí a decisão de mudança para a Espanha”, contou.
David Tavares apresenta em seus shows os desdobramentos do gênero, como rumbas, bulerias, granaína e malagueña. “São diversas as formas que o flamenco pode ser tocado. É como pensar o samba brasileiro, que pode ser levado como samba-canção, samba-choro e samba-enredo”, exemplifica.
As raízes nacionais de David Tavares também se integram ao seu repertório. “Tenho em meu repertório harmonias que não deixam para trás a minha cultura, o ritmo brasileiro”, salienta o violonista. É justamente esse aspecto de sua interpretação que ganha destaque em resenhas que recebe na imprensa espanhola, em jornais como o El Pais, um dos mais lidos do mundo.
“Un Brasileño en Madrid” foi o primeiro trabalho de David Tavares, lançado em 2002. Três anos depois o DVD “Un Toque de Color”, gravado ao vivo no Palácio Real de Madrid, realça o flamenco mesclado a música brasileira. “Pretendo lançar outros trabalhos incluindo mais ritmos brasileiros, como o frevo e o samba, por exemplo. Somos movidos a desafios e encorajado por amigos ainda mais motivados ficamos”, finaliza.
David e os amigos na Morada da Lua; canções e emoções que marcaram uma geração