22/08/2023



Guarapuava Saúde

Exército chama comunidade combater o Aedes aegypti

imagem-107204

Da Redação

Com 270 soldados e 26 viaturas, disponibilizadas para trabalhar em conjunto com equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, 5ª Regional de Saúde e grupo de Escoteiro Liane Marta da Costa, o 26º GAC convocou a comunidade para entrar na batalha contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado (13).

Bonsucesso, Conradinho, bairro Dos Estados, Santana, Vila Carli e Primavera foram os bairros contemplados pela ação realizada em Guarapuava. Vera Aparecida Klimiont, moradora na Primavera há 11 anos destacou a importância do esclarecimento para a população. “Nós aqui em casa estamos sempre cuidando. Meu marido não descuida um dia sequer tanto aqui em casa quanto no trabalho dele. É uma responsabilidade de todos”, afirma. O esposo Valdemar Oliveira diz que se indigna ao ver o descaso das pessoas. “Na BR 277, tem carretas paradas próxima a Mourão Pneus e as lonas ficam encharcadas da chuva, fazendo verdadeiras piscinas. São criadouros em potencial. Temos que denunciar. Cada cidadão, cada empresa, cada órgão precisa se responsabilizar pelo seu quintal, pelo seu terreno”, afirma.

Maria Fiúza mora na rua Ivo Eduardo Passos, número 344 e alerta. “Não adianta eu cuidar do meu terreno e ter uma valeta a céu aberto na frente da minha casa. Mostrei para eles aqui e quero ver quem vai tomar providencia”, pergunta.

Equipes do 26º GAC tanto acompanharam, como auxiliaram a ação. “Realizamos um trabalho muito bem articulado. Batemos de casa em casa para esclarecer as questões em torno da dengue. Nossos soldados foram muito bem recebidos, o que facilitou o trabalho das equipes. Nas residências em que as pessoas não se encontravam, foram deixados panfletos nas caixinhas de correspondência. Ninguém deixou de receber as orientações. Vamos continuar unidos para desenvolver, com muita eficiência, a segunda etapa do mutirão, que começa já na semana que vem”, destaca o tenente coronel do 26º GAC, Rogério Pereira Gonçalves.

A ação também aconteceu em todo o território nacional, através de uma parceria do Ministério da Defesa com as Secretarias estaduais e municipais de saúde, tendo um objetivo único: orientar sobre como é possível erradicar os focos do mosquito que é o responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Hoje, o maior objetivo foi realizar atividades educativas de orientação e entrega de panfletos em todas as residências dos bairros. Ficamos surpresos com a receptividade das pessoas, pois eles nos receberam e acataram muito bem as recomendações proferidas pelos agentes epidemiológicos e soldados do exército. A ação foi um sucesso”, destacou o coordenador do programa nacional de combate à dengue, José Airton Klososki.

Na próxima segunda-feira (15), inicia a segunda etapa do mutirão em Guarapuava. Na ocasião, os agentes da vigilância e soldados realizarão vistorias no interior das residências. “Pretendemos entrar nas residências e, se for o caso, eliminar o acúmulo de água que possa existir, evitando assim, que as doenças causadas pelo mosquito cheguem até a população guarapuavana. Pedimos a compreensão de todos, pois cada etapa é uma batalha contra o mosquito”, finaliza Klososki.

Cronograma do mutirão contra mosquito Aedes Aegypti

2ª Etapa: vistorias nas residências

15/02 – Mutirão no bairro Primavera

16/02 – Bonsucesso (8h30 às 11h30) e Vila Carli (13h30 às 17h)

17/02 – Santana

18/02 – Conradinho

3ª Etapa: Atividade de orientações educativas nas escolas (data a definir).  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo