Da Redação
Guarapuava – A falta da coleta de lixo em vários pontos da cidade nos últimos dias está gerando reclamações de moradores. Por causa dessa situação, o Sindiurbano, entidade que representa os trabalhadores da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) se pronunciou nesta terça feira (16).
De acordo com o diretor do Sindicato, Clarindo Mendes da Rosa, a coleta de lixo está prejudicada devido à falta de trabalhadores e a péssimas condições dos veículos da Surg, empresa responsável pelo setor.
"Nossos caminhões não estão aguentando o serviço. São, na maioria, caminhões velhos. Um dos melhores caminhões da frota está sem estepe há, pelo menos, seis meses, com pneus carecas e problemas na embreagem. Segundo a Surg, hoje a coleta de lixo no município conta com 10 caminhões, dos quais, sete são locados e três são da Prefeitura. Ainda de acordo com a Surg, a Prefeitura já está preparando uma nova licitação para a contratação de novos caminhões de lixo, já que o contrato vigente terminará em junho de 2016.
Outro problema que afeta a categoria, segundo o Sindicato, é a carga horária de trabalho, considerada desgastante. “Há tempos que nós viemos fazendo essa carga horária para conseguir manter o serviço em ordem, mas não estamos conseguindo, infelizmente. Se eles [Prefeitura de Guarapuava] não colocarem mais pessoal para trabalhar e não colocarem mais caminhões nós não vamos conseguir".
A Surg informa que trabalha com 87 funcionários na coleta de lixo, entre operadores ecológicos e motoristas. Em 2014 foi realizado um concurso para a contratação de novos funcionários para esse setor. Em 2015 houve a contratação de 20 concursados. Porém, como o número de pessoas inscritas e aprovadas para a função de operadores ecológicos não supriu a necessidade, um novo concurso público para contratação está previsto para ser realizado nos próximos 60 dias.
Sobre as horas extras, a companhia de economia mista, cuja maior acionista é o Município, esclarece que existem excessões em períodos de maior demanda, porém, nenhum funcionário cumpre mais de quatro horas extras por dia, conforme acordo firmado entre Surg, Ministério Público do Trabalho e o Sindiurbano.
A Surg disse também que já conta com uma equipe de apoio que está realizando a coleta de lixo na cidade, aos domingos e feriados. Entretanto, a nova licitação para contratação da empresa terceirizada e a realização de um novo concurso público para a contratação de mais operadores ecológicos suprirão a demanda no município.
Um novo cronograma de coleta está sendo elaborado pela Companhia.