22/08/2023
Guarapuava

Músico guarapuavano surpreende com projeto de música instrumental

imagem-107365

Taís Nichelle

Guarapuava- Criado em 2006, o movimento cultural “Guarapuava Rock City” traz no nome uma ambiciosa afirmação: Guarapuava é a cidade do 'roque enrow'. Com um crescente número de boas bandas e bons músicos que apostam nas mais variadas vertentes do gênero na cidade, o título se prova tão verdadeiro, quanto ávido. Integrando este cenário, Tiago Oliveira (conhecido como Mosh) impressiona ao apresentar as primeiras faixas do seu projeto de musica instrumental. 

Aos 33 anos, ele relembra seu primeiro contato com os acordes. “Estou envolvido com música desde criança. Comecei tendo algumas poucas aulas de bateria com 8 anos e tive minha primeira banda aos 14”, recorda o músico, que nasceu em Ilha Solteira no interior de São Paulo, mas aperfeiçoou o seu talento aqui, na terra do lobo bravo. “Vim morar em Guarapuava em 1997, quando me aprofundei nos estudos musicais. Desde então, comecei profissionalmente na música em 1999, dando aulas particulares e com bandas de garagem”.

Uma delas é a Dzarmy, banda de rock autoral onde ele atua como vocalista e guitarrista. “A Dzarmy tem 14 anos de história e 2 discos lançados de forma independente ('Viagem de Volta' em 2005 e 'Além do Deserto' em 2009). Com ela, já visitamos muitas cidades do estado do PR, SP e DF. Nossos discos venderam muito bem de forma independente e algumas músicas ainda tocam nas rádios especializadas”, conta.

Além disso, integra outras bandas de covers como o OverGrunge (tributo às bandas de Grunge e derivados), Floyd Company (tributo a Pink Floyd) e Putz Hits (Rock, Pop Rock, Nacionais etc), que se apresentam geralmente em pubs ou eventos particulares.

Nos últimos anos, ele tem investido em um projeto de música instrumental, no qual compõe e grava todos os instrumentos. “Música instrumental é minha especialidade, a qual estudo com mais ênfase desde que comecei. Gosto da forma com que o músico, ao compor o instrumental, tem que pensar para que seu instrumento seja a voz, gere as melodias, atraia o público apenas com sons e não com palavras”.

Com esse projeto, ele já lançou três músicas e um videoclipe, todos de forma independente e disponíveis para download gratuito em seu perfil do Soundcloud e YouTube.

“Vivemos um período muito frutífero musicalmente em Guarapuava. Nos últimos anos, tem surgido muitos bons músicos e bandas. Temos grandes festivais de música como o Guarapuava Rock City, que acontece anualmente e dá espaço para as bandas mostrarem seus respectivos sons autorais e isso tem feito crescer muito o interesse da galera em criar e sair da garagem”, declara Tiago. 

Pois então, que assim seja. It’s only rock and roll… But we like it!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.