22/08/2023
Geral Região

Guarapuava será uma das sedes dos Centros Regionais de Interação Social

imagem-107437

Da Redação com Assessoria

A diretora do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Rosane Ferrante Neumann esteve em Guarapuava nesta quinta feira (18), onde anunciou que Guarapuava será uma das cidades sede dos Centros Regionais de Interação Social. A proposta é alinhar o Governo com os projetos desenvolvidos pelos municípios nas ações de combate ao uso de drogas com foco na prevenção, atenção e reinserção social do usuário.

Representantes dos Cap’s II, AD III, secretaria de Assistência Social, Polícia Civil e Militar, Comunidades Terapêuticas, representantes dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Cantagalo e Pinhão, participaram da reunião. “Estamos aqui para explanar sobre a implantação do Centro, apresentando e colhendo sugestões  dos representantes da entidades do município que focam seus trabalhos na área. Pretendemos colocar este centro em andamento o mais rápido possível. Um software está sendo especialmente criado para interligar todos os centros numa grande força tarefa. Temos índice cada vez maiores de uso de substâncias químicas. Devemos tratar, devemos reinserir este usuário na sociedade. Mas temos que focar na prevenção. Este é o caminho”, diz Rosane.

O Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (DEPSD) é uma unidade programática e executiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP-PR) desde o ano de 2015, que tem por finalidade executar as políticas públicas sobre drogas no Estado, alinhada com as diretrizes da política nacional brasileira e internacional estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

Os eixos das diretrizes da política pública sobre drogas no Brasil são: educação e prevenção; tratamento, recuperação e (re)inserção social; redução dos danos sociais e à saúde; redução da oferta e da demanda; bem como estudos, pesquisas e avaliações de projetos vinculados às políticas públicas sobre drogas.

“Nesta perspectiva, o Departamento de Políticas sobre Drogas da SESP-PR também possui a incumbência de orientar a implementação de projetos na esfera regional e municipal acerca do planejamento e implementação da política sobre drogas, priorizando o caráter interinstitucional e a descentralização no Estado, agregando esforços de instâncias governamentais, entidades privadas e da sociedade civil, na busca da eficiência, eficácia e efetividade dos projetos”, explica Neumann.

“Nós começamos a visitar os municípios que desenvolvem trabalhos efetivos nesta área no estado e nos surpreendemos com o que encontramos. E chegando em Guarapuava nos deparamos com o trabalho que é feito aqui na cidade. E nos surpreendemos. Tantas ações importantes estão sendo desenvolvidas, tantos projetos em andamento, e sendo premiados, servindo de referência para o resto do estado”, destaca Rosane.

Na reunião em Guarapuava, Rosane propôs a discussão de como ficarão os Conselhos Municipais, com a implantação do Centro Regional. “Escutar as necessidades, as demandas e dificuldades enfrentadas para se ter um ponto de partida, exatamente o que aconteceu após o I Congresso Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná, em Balneário de Praia de Leste em Pontal do Paraná”.

“Unir forças com os municípios que desenvolvem projetos nesta área e criar uma rede forte, com profissionais com olhar humanizado sobre o problema, é um dos objetivos”, diz Rosane ao falar do índice crescente do uso, abuso e dependência no estado.

Carlos Henrique Redkva, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Guarapuava (COMAD), comentou sobre a reunião. “O importante é identificar, capacitar e credenciar estas entidades e principalmente responsabilizar os municípios para criarem os Conselhos Municipais. Somente 26 Conselhos Municipais existem no Paraná e destes, nem todos são atuantes , e são 399 cidades no estado. Corremos contra o tempo. Foi constatado que 10% dos trabalhados da Indústria em nosso estado fazem uso de alguma droga lícita ou ilícita, e muitos deles com dependência avançada”, alerta Redkva.

ENCONTRO REGIONAL

O I Encontro Regional de Políticas Públicas sobre Drogas, que acontece no dia 31 de março, na Unicentro, em Guarapuava, retomará estas discussões. “Importante que se realize um levantamento das demandas, para horizontalizar as ações e permitir que opiniões sejam expostas e trabalhos em conjunto sejam desenvolvidos. E o mais importante é que a informação chegue à comunidade, informando sobre os lugares que prestam atendimento e a quem as famílias devem recorrer”, explica o psicólogo Giovani Caetano Jaskulski, indicado por Rosane Neumann para assumir a coordenação do Centro Regional em Guarapuava.

“Um trabalho que se iniciou com o olhar diferenciado sobre as questões das drogas da ex-secretaria da Assistência Social e hoje deputada estadual Cristina Silvestri, que criou os mecanismos para a criação do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas na cidade, além do engajamento dos profissionais de várias entidades e comunidades terapêuticas que desenvolvem trabalhos sérios e eficazes em nosso município, nos credenciam a sermos sediarmos um dos Centros Regionais do estado”, conta Giovani.

“Faremos um grande chamamento público para identificarmos, capacitarmos e credenciarmos as entidades que já desenvolvem trabalhos neste sentido e o Encontro Regional que acontecerá aqui em Guarapuava, que contará com nosso apoio, nos ajudará neste processo”, finaliza Rosane.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.