Da Redação, com Secom
Guarapuava – Guarapuava terá a segunda etapa da luta contra o mosquito Aedes aegypti. Para definir o cronograma de ações, agentes comunitários, de combate às endemias, da Vigilância Sanitária, enfermeiros e técnicos em enfermagem, bem como os demais profissionais de saúde municipais se reuniram na tarde desta segunda feira (22) para repasse das estratégias.
A partir de agora as ações devem ser realizadas em todos os bairros e distritos. Cada profissional visitará, em média, 30 domicílios diariamente, preenchendo corretamente e enviando os relatórios para conferência.
De acordo com a diretora da Divisão Epidemiológica, Chayane Andrade, no dia 27 de fevereiro acontecerá, em Guarapuava, o Dia D, onde várias entidades se reunirão para trabalhar em conjunto no combate ao mosquito. "Se trata de uma situação emergencial nacional", enfatizou Chayane.
A Vigilância Epidemiológica informou ainda que estão sendo mandados para análise milhares de mosquitos encontrados em Guarapuava, mas ainda não há confirmação de nenhum caso desenvolvido na cidade. Apenas foram confirmados quatro casos importados, ou seja, de pessoas que vieram de outros lugares. A Surg, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, 5ª Regional de Saúde, Polícia Militar e 26º GAC estão contribuindo nas ações de combate, porém, como apontam os profissionais de saúde, é necessário que a população também se empenhe em eliminar qualquer foco onde o mosquito possa se desenvolver.