Da Redação, com Secom
Guarapuava – A cidade terá mais obras para conter alagamentos e enchentes, com drenagem e canalização em diversas ruas. Serão beneficiadas áreas onde passam córregos a céu aberto, com reflexos positivos na urbanização, trânsito de automóveis e pedestres, saneamento básico e na saúde, evitando a proliferação de mosquitos e de doenças. As ruas são: Juvelina Cunha, no bairro Primavera; Itororó, Tapajós e Evangelista Eduardo Denis, na Vila Carli; Bahia e Minas Gerais, no bairro dos Estados.
O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho nesta terça feira (24), após ter participado da homologação de recursos, no Palácio Iguaçu, pelo governador Beto Richa.
Segundo o prefeito, Guarapuava terá R$ 1.690.178,60, liberado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu).
Cesar Filho, que durante a solenidade falou em nome de todos os prefeitos, disse que o recurso é um programa do Governo do Estado, com juros zero, como parte das ações de apoio às enchentes, como a que ocorreu em 2014 no município. “Há anos as comunidades solicitam a melhoria na drenagem das ruas e, sendo assim, estamos buscando recursos para atender toda esta demanda. Aos poucos estamos transformando nossa cidade”, observou.
A deputada estadual Cristina Silvestri lembra que o contrato assinado entre o prefeito e o governador faz parte de um rol de obras anunciadas por ela em 2015, e que contempla vários pontos da cidade.
“Pode parecer que os trechos são pequenos, mas, na verdade, são grandes obras de arte de engenharia, fazendo a ligação de áreas urbanas habitadas por um grande número de famílias, que passarão a desfrutar de mais qualidade de vida.
OUTRAS
O desassoreamento dos rios foi um dos serviços executados pela Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) como medida de prevenção contra alagamentos e enchentes.
Outra ação preventiva é o monitoramento constante pelo Defesa Civil nas áreas alagadiças.