22/08/2023
Guarapuava Política

Rede deve lançar candidaturas em Guarapuava

imagem-107712

Da Redação

Guarapuava  – Recém criada no Brasil e já instituído em Guarapuava, a Rede Sustentabilidade se mobiliza em busca de mais lideranças. A tendência é lançar candidatura própria nas eleições municipais deste ano.

Querendo fazer a diferença na política guarapuavana, o partido de Marina Silva não pensa em coligações. “Será muito difícil coligar, se não estaríamos praticando a velha política”, diz o coordenador mobilizador, Fernando Botelho. Segundo o ex- “verde” alguns nomes são contados para uma possível “dobradinha”, como é caso do professor Claudio Andrade (ex-PHS), o corregedor da Polícia Civil, Italo Biancardi Neto, entre outros. O dentista Gidalti Linhares, o advogado João Nieckars (Moraliza Guarapuava) também “engrossam” as hostes da Rede.

Trabalhando de forma diferente, a Rede utiliza outras denominações para cargos internos. Os diretores são chamados de mobilizadores coordenadores, o Diretório é conhecido como elo.

E é justamente para constituir o coletivo que a Rede busca mais filiados. Para isso, no dia 19 de março, às 15h, acontecerá um curso de formação regional. :”Depois disso é que vamos constituir o partido, compondo uma provisória,  em seguida o coletivo [executiva) e finalmente, o elo [diretório]”, explica Botelho. 

Para Claudio de Andrade, a Rede continua com os mesmos princípios: com critérios e sem pressa. “No entanto, o número de pessoas que  nos procuram e colocam-se à disposição é algo realmente que impressiona. Lideranças expressivas e que jamais participaram de pleitos eleitorais como protagonistas  querem uma participação já para este pleito”, diz. Segundo Claudio,  essa “pressão positiva  tem aumentado dia após dia  e começamos a considerar a possibilidade de uma candidatura independente e competitiva, tanto no teto quanto na base”.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.