* Da Redação
Guarapuava – Os vereadores de Prudentópolis iniciaram uma investigação sobre o Serviço de Obras Sociais (SOS) no município. Esta semana, foi constituída uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que tem como proposta levantar os trabalhos e projetos sociais prestados pela entidade, que recebe mensalmente recursos da Prefeitura a título de subvenção para os programas sociais.
A proposta da CEI foi do vereador Marcos Vinício dos Santos, e foi assinada por 11 vereadores.
O repasse financeiro mensal da Prefeitura ao SOS é destinado ao suporte das despesas relacionadas ao desenvolvimento dos programas, devendo os recursos serem objeto de prestação de contas regulares. No requerimento, além de fiscalizar o efetivo cumprimento dos programas sociais, a aplicação e direcionamento dos recursos, a Comissão quer apurar também a situação dos funcionários da referida entidade, suas lotações, vencimentos e regularidade da prestação de serviços.
Porém, suspeitas apontam que os valores repassados pela Prefeitura à entidade são utilizados para o pagamento de servidores, uma vez que para ser contratado pelo SOS não há necessidade de realização de concurso e as contratações podem ser feitas por indicações. Possíveis desvios de função também serão investigados pelos vereadores.
A presidência da CEI do SOS ficou com o vereador Marcos Vinício dos Santos, tendo como membros Valdir Krik e Osmar Pereira. A Comissão tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para a realização dos trabalhos e emissão do relatório final.
Assinaram o requerimento além dos vereadores que compõem a comissão, Darley Gonçalves da Rosa, José Amilcar Pastuch, Luciano Marcos Antonio, Maurício Bosak, Marcos Roberto Lachovicz, José Adilson dos Santos, José Petez, João Michalichen Neto.
FESTA DO FEIJÃO
O SOS é o principal organizador da já tradicional Festa do Feijão, realizada anualmente em comemoração ao aniversário do município. Recentemente, o Tribunal de Contas realizou uma Tomada de Contas extraordinária, investigando denúncias de irregularidades no SOS.
Também há uma cobrança da comunidade e de algunas vereadores com relação à prestação de contas da Festa do Feijão. Até hoje, a população não sabe se a festa dá lucro ou prejuízo aos organizadores.
Um relatótio extraoficial da primeira festa, realizada em 2010, e que tinha o atual prefeito, Adelmo Klosowski, como principal organizador, aponta prejuízo naquela edição das comemorações.