Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – Depois de anos de precariedade, os moradores dos assentamentos Nossa Senhora Aparecida e Rodeio finalmente vivem uma nova realidade. Agora eles contam com energia elétrica, possuem bloco de produtor rural e tiveram as estradas de acesso às suas propriedades recuperadas.
A história dos dois assentamentos é marcada por inúmeras dificuldades de infraestrutura. Por muitos anos, os moradores enfrentaram a situação de abandono: a falta de energia elétrica, precariedade das estradas e nenhum incentivo à produção agrícola.
Mas a partir de 2013, a qualidade de vida das pessoas que vivem nas localidades começou a melhorar. A parceria entre Copel e município resolveu o problema da falta de fornecimento de energia elétrica, reivindicação antiga e que até o momento não havia sido atendida. Através do bloco de produtor ativo na Secretaria de Agropecuária, os assentados passaram a receber acompanhamento técnico para melhorar a produção leiteira e de grãos.
Desde o final do ano passado, a Administração Municipal tem se empenhado na recuperação das estradas dos assentamentos, garantindo melhores condições de trafegabilidade aos veículos que transportam a produção dos pequenos agricultores. O Assentamento Nossa Senhora Aparecida está com praticamente cem por cento das estradas recuperadas, e no Assentamento Rodeio, a Secretaria de Obras já iniciou os serviços de cascalhamento, nivelamento e compactação.
A família de Alisson Fabrício foi uma das beneficiadas com as melhorias. Segundo ele, que é filho de agricultor e reside no Assentamento Rodeio há 4 anos, a localidade nunca havia recebido uma atenção especial.
“Em 2012, quando chegamos aqui, só existia a entrada da propriedade, que tivemos que nós mesmos abrir. Mas agora tudo foi resolvido, pois temos as estradas cascalhadas e energia elétrica. Só não temos água tratada, mas está sendo providenciado”, disse Alisson.
O Prefeito Emerson Julio Ribeiro disse que melhorar as condições de vida dos pequenos agricultores sempre foi uma de suas prioridades. “Quando eu assumi o compromisso com a população, disse que construiríamos o que fosse possível. Temos trabalhado muito e estamos tendo o privilégio de poder contribuir para uma melhor qualidade de vida das famílias que residem nos assentamentos”, disse.