22/08/2023
Geral Guarapuava

OAB emite Nota de Repúdio contra Napoleão e Melhem

imagem-107940

* Da Redação

Guarapuava – A Subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu uma Nota de Repúdio contra os pronunciamentos do presidente da Câmara de Vereadores, João do Napoleão, e do vereador Elcio Melhem. Na última segunda feira (22), durante a sessão ordinária do Legislativo guarapuavano, os dois atacaram diretamente o advogado João Alberto Nieckars, integrante do Moraliza Guarapuava. Durante os pronunciamentos, Napoleão chegou a afirmar que os integrantes do Moraliza são “retardados”. (LEIA AQUI SOBRE O CASO)

Na Nota, a OAB manifesta “sua indignação e repúdio às agressões verbais e insultos proferidos pelo presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, sr. João Carlos Gonçalves, e pelo vereador e advogado, dr. Elcio José Melhem, direcionado ao advogado e conselheiro da Subseção de Guarapuava, dr. João Alberto Nieckars e, por via reflexa, a todos os advogados de Guarapuava”.

Ainda segundo a OAB, “a subseção de Guarapuava considera as palavras proferidas eivadas de desrespeito, uma agressão ao Estado Democrático de Direito e à liberdade de expressão, e diante disso, declara que não serão toleradas quaisquer afrontas às prerrogativas dos advogados, seja no exercício de seu mister, seja no bom trato que deve pautar as relações entre advogados e demais atores do Poder Legislativo”.

A Nota é assinada pelo presidente da Subseção, Marcos Antonio Maier Carvalho, pela vice presidente Maria Cecíclia Saldanha, pela secretária geral Andréia Oliveira Mariotti Nunes, pelo secretário geral adjunto Milton Korzume, pelo tesoureiro Airton João Penteado e pela conselheira estadual Kellen Vanessa K. Rodrigues França. A Nota foi enviada a todos os advogados de Guarapuava e à OAB no Paraná, que deve se manifestar sobre o caso.

“ADVOGADO FORMADO EM GARAGEM”

Em suas ofensas ao advogado João Alberto Nieckars, o presidente da Câmara, João do Napoleão, afirmou que ele “deve ter se formado em alguma garagem no interior de São Paulo”.

Em resposta às ofensas de Napoleão e Elcio Melhem, João Alberto Nieckars se manifestou em seu perfil no Facebook, onde diz:

“As garagens […] onde estudei

Esses dias disseram que eu havia me formado "em alguma garagem de SP", pois bem, não foi em SP, mas em 4 do PR!

Gostaria de contar à todos vocês que eu, até agora, tenho esses 4 títulos acadêmicos de garagem – estão até no meu lattes, pra quem quiser ver.

1º Garagem – Unicentro: Ciências Econômicas
2ª Garagem – UniCuritiba: Direito
3ª Garagem – FAE Business School: Gestão de negócios
4ª Garagem – PUC Paraná: Processo civil

Tive sorte de estudar em quatro das maiores instituições de ensino superior do Paraná, inclusive com referência nacional.

Tenho muito, mas muito orgulho de ter passado entremeio mais de uma década estudando nessas universidades. Cada uma dessas quatro garagens onde eu estacionei pra estudar e aprender são, até hoje, minhas casas!

Tenho orgulho dos meus professores, muitos dos quais sou amigo até hoje. Tanto me ensinaram que, além do direito ou da economia, me ensinaram o gosto pela docência.

Tenho orgulho dos meus colegas, meus amigos, que também passaram junto comigo nessas garagens. Uma faculdade tem grande parte do seu valor vindo dos amigos que nela se faz.

Especialmente em relação a faculdade de direito, quero contar que comecei o curso aqui em Guarapuava, quando a Faculdade Guarapuava era uma filial da Curitiba. Resolvi transferir para matriz, em Curitiba, e acabei me graduando na UniCuritiba em 2007.

Depois de mais de 6 anos da transferência da Guarapuava, voltei como professor à instituição – de empresarial, de economia, de contratos, de bancário […] e se tem algo que me enche de orgulho e me causa imensa alegria e realização é poder dizer que sou professor de direito e economia naFaculdade Guarapuava.

Amo o que faço e quero fazer, melhorando, por logos anos da vida! Coisa boa é que em breve terei mais um título de garagem, esse será de mestre!

As garagens por onde passei me fizeram um bem intelectual e pessoal que jamais terei como agradecer devidamente, mas que,minimamente, tento retribuir ensinando, agora os meus alunos, com o mesmo carinho e dedicação que recebi dos meus professores.

Obrigado garagens!”

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.