22/08/2023



Brasil Segurança

Três carretas apreendidas com quase 1 milhão de maços de cigarros

imagem-107948

Com informações da PRF

Paraná – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda feira (29) três carretas carregadas com cerca de 950 mil maços de cigarro contrabandeados em três cidades diferentes, todas na região oeste do Paraná.

O valor de mercado das cargas apreendidas ultrapassa R$ 5 milhões. Três homens foram presos e agentes da Receita Federal participaram de uma das três ocorrências.

A primeira apreensão, de aproximadamente 200 mil maços, foi registrada pela PRF à 1h30 da madrugada, em Guaíra. Os policiais desconfiaram de um caminhão que transitava pela BR 163. A equipe localizou as caixas de cigarro, trazidos do Paraguai, escondidas sob uma camada de soja. O motorista, de 59 anos de idade, foi preso em flagrante por contrabando. Ele disse que saiu de Maracaju, no Mato Grosso do Sul e que tinha como destino final a cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. O preso, a carga e o veículo para a Delegacia da PF em Guaíra.

A segunda carreta foi abordada pela PRF às 8h30 da manhã, em Quatro Pontes. Com cerca de 400 mil maços de cigarro, o veículo também transitava pela BR 163 quando foi interceptado pelos policiais. O motorista, 31 anos de idade, foi preso em flagrante. Ele revelou que saiu de Eldorado (MS) e que levaria a carga ilícita até Curitiba. O preso, os cigarros e o veículo para a Delegacia da Polícia Federal em Cascavel.

Já a terceira apreensão foi realizada às 9h, em conjunto com a Receita Federal, em Lindoeste. Cerca de 350 mil maços foram encontrados em um carreta que saiu de Guaíra e que pretendia entregar a carga no Rio Grande do Sul. O motorista de 53 anos e a ocorrência também encaminhada à PF de Cascavel.

A pena para o crime de contrabando é de dois a cinco anos de reclusão.

Ao longo de 2015, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 20,1 milhões de maços de cigarro contrabandeados no Paraná, resultando 48,9 superior ao registrado em 2014, quando 13,5 milhões de maços foram apreendidos pela instituição no Estado.

As informações são da página da PRF Paraná no Facebook.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo