22/08/2023



Guarapuava Saúde

Você sabe qual é diferença entre dengue, chikungunya e zika vírus?

imagem-108060

Da Redação, com Secom

Guarapuava – Você sabe as diferenças entre dengue, chikungunya e zika vírus? Quais os principais sintomas? E, se apresentar indícios de algumas dessas patologias, onde recorrer? A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão Epidemiológica da Dengue, está orientando os moradores de Guarapuava a respeito dos perigos dessas doenças, que além de serem transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, apresentam sintomas semelhantes.

Febre alta por mais de uma semana, dores de cabeça, nos olhos são sintomas comuns entre as enfermidades. Na chikungunya, porém, a dor nas articulações, como pés e mãos são mais intensas, a ponto de os pacientes andarem curvados. Já na Zika Vírus, há presença de vermelhidão e coceira na pele. Apesar de tudo, a dengue é a patologia que mais preocupa, pois se evoluir para a forma hemorrágica, pode ser fatal.

De acordo com a Diretora da Divisão Epidemiológica da Dengue, Chayane Andrade, em todos os casos, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber os procedimentos adequados. “Todas as Unidades de Saúde do município estão capacitadas para atender suspeitas das patologias”, explica Chayane, lembrando que após qualquer sintoma, o menos aconselhável é a automedicação. “Remédios que contém AAS (aspirina) podem causar dengue hemorrágica, que é uma evolução do quadro de dengue”.

ATENDIMENTO

Nos finais de semana, período noturno e feriados, os atendimentos acontecem na UPA do Batel e Urgência da Primavera. “Após ser realizada a notificação sobre o caso suspeito, há coleta de material. Em até 20 dias recebemos o resultado” elucida Chayane. Segundo ele,   os sintomas serão tratados antes mesmo da confirmação. “O tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que não contenham AAS, já que ainda não existem medicamentos contra a dengue”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo