Da redação com informações da Secom
Guarapuava – Realizado pela Secretaria do Estado de Saúde do Paraná, o Parque das Araucárias de Guarapuava recebeu nesta quarta feira (02), representantes dos vinte municípios que compõe a 5a. Regional de Saúde, para um curso de manuseio de serpentes.
Segundo o biólogo e coordenador do curso, Emanuel Marques da Silva, esta formação tem o intuito de ensinar aos participantes, a melhor maneira de manejar um animal peçonhento. Neste módulo, a capacitação focou em dois répteis: a cascavel e a jararacuçu.
"O animal só ataca quando sente que está ameaçado. Com o treinamento correto é possível tirar o animal de onde ele se encontra, sem machucá-lo e sem expor as pessoas ao perigo", disse a médica veterinária Ana Cláudia Alves, da Vigilância Sanitária do município de Nova Laranjeiras. Ela lembra que é imprescindível acionar profissionais do Ibama e da Vigilância de Animais Peçonhentos caso alguém encontre esses animais, para que não haja acidentes e nem ocorra o desequilíbrio ecológico das espécies.
A capacitação termina nesta quinta (03) quando policiais, bombeiros e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também serão capacitados. "É de extrema importância que os educadores ambientais do Parque das Araucárias aprendam como manejar esses répteis. Assim eles poderão proporcionar mais segurança aos visitantes das trilhas, podendo também proteger os animais."