22/08/2023
Geral Guarapuava

Cleto denuncia irregularidades em pareceres da CF

imagem-108111

* Da Redação

Guarapuava – Uma nova polêmica envolve a administração da Câmara de Vereadores de Guarapuava. Desta vez, as irregularidades, supostamente cometidas na Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, envolvem os pareceres aos projetos apreciados durante o ano de 2015.

Em seu pronunciamento durante a sessão ordinária da última terça feira (1º), Cleto Tamanini denunciou que todos os pareceres elaborados durante o ano de 2015 pela Comissão de Finanças e Orçamentos foram iguais. “Os pareceres sempre vinham prontos, com menos de quatro linhas, e todos eram iguais para todos os projetos que foram apreciados. Esses pareceres eram apresentados aos membros da Comissão durante as sessões, que simplesmente os assinavam (os pareceres). Não houve reunião entre os membros para discussão sobre os projetos e para a elaboração de um parecer individualizado”, afirmou o vereador.

Durante 2015, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Guarapuava foi composta por Germano Alves Toledo (PR), Valdir Kukelcik (PPS) e pelo próprio denunciante, Cleto Taminini (PTC).

Para o ano de 2016, a nova Comissão de Finanças e Orçamento está composta por Germano Toledo Alves (PR), Celso Costa (PPS) e José Airson Horst (PPS).

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara é uma das comissões permanentes do Legislativo, e tem como uma das principais atribuições analisar o Orçamento Anual do Município e todos os projetos que envolvam a movimentação financeira do setor público municipal. Para cada projeto, é necessário que seja elaborado um parecer individual, onde os membros justificam o motivo da orientação pela aprovação ou não de cada projeto.

Como o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Guarapuava não é claro com relação ao trabalho das comissões permanentes, um levantamento estimado aponta que mais de 50 pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento foram iguais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.