Da Redação, com Assessoria
Curitiba – A deputada estadual Cristina Silvestri participou na manhã desta quarta-feira (9) da entrega de novos veículos para Delegacias da Mulher no Paraná, em ato no Palácio Iguaçu, em Curitiba, destacando que a futura delegada da Mulher, em Guarapuava, terá "a grande missão de tocar mais de 1.000 inquéritos que estão paralisados e a partir de agora serão reativados". A Secretaria da Segurança Pública ainda não revelou quem será a titular, já que as nomeadas recentemente passam por um curso de aperfeiçoamento. "É certo que a posse acontecerá no prazo de 90 dias", antecipou a deputada guarapuavana. A secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran, em Guarapuava, prestigiou o evento.
A nomeação da delegada da Mulher foi anunciada duas semanas atrás por Cristina Silvestri, após diversas reuniões com o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita. A parlamentar também convidou oficialmente o secretário a vir a Guarapuava, para verificar "in loco" os problemas do setor e a definição de soluções.
A solenidade desta manhã, para entrega dos veículos, foi coordenada pelo governador Beto Richa com a presença de vários secretários e parlamentares. No total, estão sendo destinados 27 carros para as delegacias especializadas, sendo um para Guarapuava. O governador autorizou, na ocasião, a criação de mais duas Delegacias da Mulher – uma em Cianorte (Noroeste) e outra em União da Vitória (Sul). Com isso, o Paraná passará a ter 20 delegacias especializadas no atendimento às mulheres vítimas de violência e agressões.
“Estamos fortalecendo a estrutura das delegacias para que possam ampliar e agilizar as ações no combate à violência contra a mulher”, afirmou o governador na solenidade, que teve a presença da vice-governadora Cida Borghetti, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e de deputados estaduais.
Beto Richa lembrou que a primeira Delegacia da Mulher foi criada no governo de José Richa e que, nos últimos cinco anos, já em sua gestão, são seis unidades. “Isso demonstra o respeito do governo estadual para com as mulheres. Nosso governo é sensível à questão e trata a segurança e assistência às mulheres com prioridade”, disse o governador.
A coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Ana Cláudia Machado, destacou o papel das delegacias especializadas no combate aos crimes contra as mulheres e defendeu a ampliação de novas unidades. “Temos um estudo técnico, com dados estatísticos, que mostram as regiões mais suscetíveis aos crimes. Essas duas novas unidades de Cianorte e União da Vitória serão fundamentais para garantir às mulheres dessas regiões mais segurança e assistência”, disse. Ela afirmou que os novos veículos vão melhorar o trabalho de investigação, dando rapidez no acompanhamento das ocorrências.