* Da Redação, com Odair Ribeiro e foto de Wilson Ribeiro
Reserva do Iguaçu – A conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, é uma das preocupações da Secretaria de Saúde, aplicada aos profissionais que atuam na pasta. Na última sexta (11), o departamento de Vigilância Sanitária realizou um treinamento para agentes de endemias e atendentes de postos de saúde do interior do município.
O treinamento, que foi realizado na Biblioteca Municipal, teve como principal objetivo promover a conciliação das agentes de endemias e das atendentes de postos em um combate coordenado e mais efetivo contra o vetor das doenças. A ação é mais uma medida de prevenção em saúde para evitar que tanto o Aedes aegypti como as doenças, venham a surgir no município.
No encontro, a principal meta estipulada para as agentes e atendentes foi de sanar todas as dúvidas da população, a partir dos assuntos que foram abordados no treinamento, como por exemplo, a reprodução do Aedes aegypti, a identificação dos sintomas das doenças, procedimentos a serem tomados e as medidas de prevenção e de combate.
Na avaliação do técnico em vigilância que ministrou o treinamento, Mauro Antonichen, a Secretaria de Saúde tem realizado um bom trabalho de conscientização e de combate ao Aedes aegypti, o que coloca Reserva do Iguaçu na lista de municípios que não registraram população do mosquito, como também, não obtiveram casos das doenças.
“Nós realizamos o treinamento porque queremos melhorar ainda mais o trabalho. Felizmente, Reserva do Iguaçu continua imune à ameaça, mas prevenção nunca é demais. Devemos continuar atentos, realizando a limpeza de nossos quintais e terrenos, e não deixando água parada. Se continuarmos com esse trabalho que estamos fazendo, com certeza não surgirá nenhum problema neste ano, e fecharemos com cem por cento de êxito nas ações de combate”, disse Mauro.