Cristina Esteche
Guarapuava – A saída do deputado estadual Artagão Junior do PMDB provocou a possível dissolução do Diretório Municipal em Guarapuava. A intenção da cúpula estadual é recuperar os peemedebistas “velhos de guerra”, seguidores do senador Roberto Requião.
“Acabaram com o PMDB de Guarapuava. Dispersaram os antigos e colocaram pessoas que não tem nada a ver. Mas agora mostraram o que não eram”, disse o fundador do partido em Guarapuava, Nivaldo Kruger. “Colocaram o navio navegando entre corsários e quase naufragou, mas o PMDB é histórico e não pode morrer. Vamos reconstruí-lo”.
Para Artagão Junior, que presidia o Diretório Municipal, o que está acontecendo é um pedido de dissolução decidido na reunião de segunda feira (14), em Curitiba. “O partido ainda não foi notificado, está constituído e o vice, Severino Genuin Dourado, assumiu a presidência”.
Segundo o deputado, qualquer dissolução do diretório seria irregular. “Somente eu saí e para uma auto destituição seria neceessário que mais de 50% dos membros deixassem o PMDB. O que não aconteceu”.
Artagão Junior, disse, porém, que essa situação é previsível. “Estou convidando as pessoas, os pré candidatos a me acompanharem”. O parlamentar vai anunciar o seu novo partido nesta sexta feira (18). A tendência continua sendo o PSB, onde Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Jonas Guimarães assinaram a filiação ontem, terça feira (15).
Artagão Junior encontra-se em Brasília e retorna na tarde desta quarta, quando se reúne com o presidente do PSB no Paraná, Severino Araújo, para ajustes finais.