* Da Redação
Guarapuava – O PCdoB de Guarapuava se manifestou nesta quarta feira (16) sobre os acontecimentos que vêm ocorrendo no cenário político econômico no Brasil.
A manifestação, assinada pela direção municipal do partido, ocorreu através da divulgação de uma Nota Oficial.
NOTA NA ÍNTEGRA
Desde as eleições presidenciais de 2014 o país vive uma crescente polarização, que consequentemente transformou-se numa crise política, e está caminhando para a desestabilização da nossa jovem democracia.
Os acirramentos dos ânimos são evidentes, principalmente porque os derrotados ainda não aceitaram mais uma derrota. Assim como é evidente que não aceitam que após 14 anos de um governo progressista que fez os brasileiros ascender à verdadeira cidadania e passaram a ter direitos que antes era privilégio de poucos. Podemos citar a casa própria, carros, acesso a internet e ao ensino superior, principalmente com a criação de várias universidades federais que se proliferam pelo país. Em Guarapuava mesmo foi construída a UTFPR, que transformou uma região inteira da cidade.
Os avanços são inegáveis, em diversas áreas, com os mais variados programas. Inclusive afirmamos que se não fosse o Governo Federal, várias obras que hoje estão sendo executadas em Guarapuava jamais existiriam.
Claro que esses avanços devem ser precedidos de transparência, de legalidade, de impessoalidade, de moralidade e de responsabilidade com os recursos públicos. Continuamos defendendo, como sempre defendemos, de que toda corrupção deve ser combatida e se têm culpados, esses devem ser punidos.
Não somos contra as investigações que estão acontecendo, como a Operação Lava Jato que atua desde 2014. Vale lembrar que a operação já condenou grandes empresários que praticavam atos de improbidade há décadas juntamente com os governantes de outrora.
O que colocamos em pauta são os vazamentos seletivos, bem como o aprofundamento desta investigação por uma linha em detrimento de outro lado. Ressaltamos também a orquestração com grandes meios de comunicação, principalmente aqueles como as Organizações Globo, que ainda não pagaram os bilhões de reais devidos à Receita Federal e outras tantas investigações que foram blindadas e não avançaram como o caso do metrô de São Paulo e o desvio bilionário na saúde de Minas Gerais.
Nesse sentido concordamos com o que disse o filósofo Mario Sergio Cortella “Não podemos perder o foco do que vivemos hoje no Brasil, que não é o auge da sujeira, mas o começo da limpeza”
Assim como para o Brasil, esperamos que essa limpeza também aconteça em nosso Estado e em nossa cidade. Esperamos que as operações e investigações em curso, há muito mais de 2 anos, sejam concluídas e que os envolvidos sejam condenados, independente de partido político ou de serem de famílias tradicionais e oligárquicas.
Esses mesmos que hoje se movem nos bastidores para que o atual Governo da Presidenta Dilma seja derrubado, podem ter a única e exclusiva pretensão de barrar este início de limpeza apontado por Corttela e empurrar muita sujeira para debaixo deste tapete que já tem mais de 500 anos.
Guarapuava 15 de março de 2016
Direção Municipal do PCdoB de Guarapuava