Da Redação com foto de Martin Esteche
Curitiba – Uma passeata de profissinais da educação toma conta do Centro Cívico na manhã desta quinta feira (17), em Curitiba, desde às 9h. A concentração teve início na Praça Santos Andrade. A manifestação faz parte da paralisação nacional convocada pela Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE). De acordo com a APP-Sindicato, dos 50 sindicatos filiados à entidade, 39 divulgaram a agenda para exigir o cumprimento da lei do Piso e se mobilizarem, contra a terceirização, a entrega das escolas às Organizações Sociais (OSs), o parcelamento de salários, a militarização de escolas públicas e a reorganização das escolas. No dia 2 de abril, termina o prazo para que se aprove a lei e ela seja sancionada pelos prefeitos, concedendo o reajuste para os servidores públicos municipais.
Segundo a APP-Sindicato, cerca de cinco mil professores e alunos participam da passeata. Uma reunião entre a Secretaria de Estado da Educação e uma comissão dos professores acontece desde às 11h de hoje.
A mobilização coincide com as manifestações nacionais que atingem o país. Os manifestantes protestam contra o governador Beto Richa e a favor da presidente Dilma. De acordo com o presidente da App-Sindicato, Hermes Leão, o Governo do Paraná deve mais de R$ 100 milhões à categoria. Melhorias na saúde também estão sendo reivindicadas.