Cristina Esteche
Guarapuava – Com a baixa de três de seis pré candidatos à Camara Municipal e um membro do Diretório Municipal, o PDT renovou a composição com o grupo do prefeito Cesar Silvestri (PPS). O encontro aconteceu no horário do almoço desta quinta feira (31), num dos salões do Atalaia Palace Hotel. O secretário geral do PDT estadual, Adalberto Grein, Cesar Filho, o presidente municipal Paulo Siritiuk recepcionou novos filiados, entre os quais os secretaries municipais Itacir Vezzaro (Agricultura) e Celso Goes (Esportes e Recreação). O vereador Valdemar Calixtro deixou o PSB e também ingressou no PDT. Ao contrário do que foi comentado nos bastidores, o secretário Bóris Martins fica no partido.
De acordo com o Grein, a decisão de se manter na base de Cesar Filho é uma questão de coerência e de bom senso. “Em 2012 decidimos compor com o atual prefeito e agora estamos renovando essa parceria”, afirmou. A definição atende uma determinação estatutária em que municípios com até 200 mil habitantes a prerrogativa de escolha cabe ao diretório estadual. “A determinação nacional é por candidatura própria, mas em Guarapuava é difícil ter esse sonho realizado porque há vários grupos politicos fortes e a opção foi pela continuidade do apoio ao prefeito”.
Com a decisão já tomada e avalisada pelo presidente Osmar Dias, Grein convidou gentilmente os filiados dissidentes da proposta de apoio a se licenciarem do partido ou então buscarem outra agremiação política. “Não vamos admitir que um pedetista faça campanha para outro candidato que não seja o nosso”, avisou Grein. O médico Belarmino Baccin, o sindicalista Luiz Ciunek pediram o desligamento do PDT.
Para o prefeito Cesar Filho, a aproximação enrte o município e Osmar Dias sempre foi muito estreita. “O Osmar é hoje o interlocutor do Paraná junto à Presidenta Dilma e sempre intercedeu por Guarapuava”, afirmou. “Quando buscamos o PDT para uma aliança política foi por sua história e pela ligação com a minha família”. Segundo prefeito, seu pai o atual presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Cezar Silvestri, foi eleito deputado estadual pela primeira vez pelo PDT. “Meu avô Moacir Silvestri entrou na política por causa do Brizola [Leonel]”.
O prefeito lembrou que a sua gestão prioriza a causa trabalhista para ele, sinônimo de geração de empregos. “Guarapuava está entre os dez municípios do estado que mais geraram empregos. Estávamos entre os dez últimos e somos finalistas do prêmio Prefeito Empreendedor por desburocratizar a abertura de micro e pequenos empreendimentos criando 1,2 mil micro empresas”.