* Da Redação
Guarapuava – Guarapuava continua com seis casos de zika vírus notificados (em investigação). Já os casos de dengue confirmados são 11, sendo um autóctone (contraído no próprio município) e 10 importados. Não houve aumento no número de zika, dengue e chikungunya em Guarapuava em relação à semana anterior.
Na área de ação da 5ª Regional de Saúde, que envolve 20 municípios, há 29 casos confirmados de dengue e 415 notificações.
Os números fazem parte do “Boletim da Dengue”, divulgado no final da tarde dessa terça feira (05) pela Secretaria de Saúde do Paraná. De acordo com o levantamento, Guarapuava mantém um caso de chikungunya confirmado.
BOLETIM
O novo informe técnico da dengue, divulgado nessa terça (05) pela Secretaria Estadual da Saúde, contabiliza 2.914 novos casos de dengue no Estado. Desde agosto de 2015 até agora foram confirmados 21.455 casos, no total, que estão espalhados por 289 municípios do Paraná, nas 22 Regionais de Saúde.
Neste boletim, quatro municípios entraram em situação de epidemia – quando há mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes na cidade. Floresta, Bela Vista do Paraíso, Nova Santa Rosa e Ivaiporã fazem parte da lista que, agora, totaliza 44 municípios em situação epidêmica.
A Secretaria também confirmou mais três mortes por dengue no Estado. Todos são moradores de Paranaguá. Ao todo, são 34 mortes por dengue no Paraná.
Pela primeira vez, a 6ª Regional de Saúde registrou um caso autóctone de dengue no município de União da Vitória. “Os novos números mostram que mesmo com o fim da temporada de verão, os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem continuar porque ainda temos altas temperaturas e chuvas constantes, o ambiente ideal para a reprodução do mosquito”, orienta Themis.
Os casos de zika e chikungunya passaram para 223 e 46, respectivamente. No boletim divulgado na semana anterior (29 de março), os mesmos números estavam em 200 e 41 casos no Paraná.