Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – O município de Reserva do Iguaçu formalizou a parceria ao Programa Médicos com Você, da Agência Mundial de Desenvolvimento Humanitário e Social (AMDHeS), da Cruz Vermelha Filial Paraná, e do voluntariado composto por universitários da Uniandrade e das faculdades Guairacá e Santa Cruz. A assinatura do acordo de trabalho conjunto foi realizada durante a segunda etapa da ação de mapeamento demográfico, que aconteceu no último sábado (16).
O PROGRAMA
O Programa Médicos com Você (Médicos de casa em casa) mobiliza estudantes de medicina, odontologia e fisioterapia, sob a coordenação de representantes das instituições envolvidas, a realizarem ações sociais voltadas à saúde pública. O programa está sendo organizado pioneiramente no Brasil, em Curitiba, com a supervisão das organizações internacionais e ação direta da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).
A partir da formalização da parceria, o município receberá todos os benefícios do programa, a exemplo da execução de programas nacionais básicos de saúde pública, tais como imunização, inquéritos sobre perfis socioeconômicos de cada família, orientação específica sobre saúde sexual e reprodutiva, saneamento básico, pesquisa entomológica, identificação de problemas de saúde mental, e a partir disso, a elaboração de relatórios de saúde que possam ajudar a Administração Municipal no desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos problemas de saúde com maior necessidade de resolução.
De acordo com o Presidente Interino da AMDHeS, Carlos Hurtado Aburdene, a parceria será fundamental para melhorar a qualidade de vida da população reservense. “Estamos trabalhando hoje pela saúde da população. Este programa serve para aumentar nossa autoestima e as nossas potencialidades para resolvermos os problemas de saúde que temos em nossa sociedade. Reserva do Iguaçu está neste momento sendo um modelo, que será copiado por outros municípios que também estão fazendo um excelente trabalho pela saúde da população”, salientou.
A coordenadora do voluntariado da Cruz Vermelha, Eliana Reynaldo, disse que o desenvolvimento do programa está alicerçado nas instituições parceiras e seus estudantes. “A Cruz Vermelha do Paraná é a que tem mais atuação no Brasil. O resultado é graças aos nossos voluntários, aos estudantes, e também aos depoimentos que ouvimos durante nossas ações. Todo o trabalho que fazemos em prol de nosso semelhante vale a pena, não só na vida deles, mas em nossas vidas”, disse.
A Primeira Dama, e agora Secretária das pastas Assistência Social e Saúde, fez seu agradecimento a todos os envolvidos no programa. “Nós precisamos ser mais humanos acima de qualquer coisa, e tenho certeza que hoje em Reserva do Iguaçu, todos dedicaram seu lado humanitário para fazer a diferença na vida das pessoas. Agradeço às faculdades e a todos que dedicaram seu tempo para as ações de hoje”, disse.
Durante seu pronunciamento, o Prefeito Emerson Julio Ribeiro destacou a importância do trabalho de todos os envolvidos para o sucesso da parceria. “Parte dos estudantes que trabalharam nas ações são reservenses, mas muitos fizeram uma longa viagem, para vir até um lugar que não conhecem a fim de fazer um trabalho voluntário. É um trabalho árduo e que exige muita dedicação, mas tenho a certeza de que as pessoas que aqui estiveram, saíram muito mais felizes, como cidadãos e seres humanos”, destacou.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
A partir do acordo firmado, a Administração Municipal está dando total apoio para que todas as etapas do programa sejam concluídas. A primeira ação foi realizada no início do mês, quando representantes das instituições envolvidas estiveram na sede município e na Vila Copel, a fim de ajustar futuros acordos e uma maior aproximação entre as entidades e o município. Na mesma oportunidade, foi realizada uma ação conjunta entre as instituições, com o objetivo de percorrer as regiões do município para fazer um levantamento demográfico, que será utilizado para fornecer futuramente diversos serviços em saúde, como por exemplo, o atendimento médico especializado de casa em casa.
As ações da segunda etapa do programa, que aconteceram no último sábado, contaram com um maior envolvimento de voluntários. Além da parceria do Município e da Faculdade Guairacá, ingressaram no pprograma duas instituições de ensino superior de Curitiba, sendo a Faculdade Santa Cruz e a UNIANDRADE.
Grupos compostos por profissionais de saúde, professores e universitários, deram continuidade aos serviços de campo na Vila Copel, na Comunidade Quilombola e na sede do município. Os dados coletados servirão como base para as próximas etapas do programa, que consistem em ações sociais na área de saúde, bem como a ampliação de atendimento médico especializado de casa em casa, em acordo com as necessidades da população.
Paralelamente ao levantamento demográfico, foram ofertados, através de uma feira, inúmeros serviços em saúde. O atendimento foi realizado à população por profissionais em processo de formação, que avaliaram a dosagem de glicemia capilar, verificaram a pressão arterial e o índice de massa corporal, além do cálculo da idade biológica. No mesmo momento, foram prestadas informações sobre o uso de medicamentos naturais e seus benefícios à saúde.