Segundo a carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul, a expansão dos trilhos, em bitola mista larga e métrica ligaria Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó
Na ultima sexta-feira, o Grupo de Trabalho designado pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), para elaborar a proposta de constituição da Ferrosul, concluiu o relatório para constituição da Ferrosul.
O documento foi elaborado durante reunião em Porto Alegre (RS) e agora seguirá para análise dos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Yeda Crusius (PSDB-RS).
A entrega oficial do relatório ao presidente do Codesul, governador Roberto Requião, acontecerá na próxima quarta-feira (16), em Curitiba (PR). A informação é do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, um dos integrantes do grupo.
No documento constam informações sistematizadas sobre a proposta de criação da nova empresa. A partir do conteúdo, os governadores devem decidir como será a constituição da nova empresa.
O Grupo de Trabalho foi criado pelos governadores para elaborar uma proposta de criação para a Ferrosul, no sentido de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos nos quatro estados, de acordo com resolução do Codesul.
Conforme Samuel Gomes, a Ferrosul será um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social nos estados do Codesul, com reflexos na integração com os países vizinhos.
As discussões em torno da implantação da Ferrosul começaram a ser feitas, principalmente neste semestre, pelos quatro governadores, pelos presidentes das assembléias legislativas dos quatro estados e também pelo presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), deputado Maurício Picarelli.
Fonte: campogrande.news.com.br