Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – A Prefeitura de Reserva do Iguaçu publicou no Diário Oficial do Município a lei 934/2016, que concede o reajuste do piso salarial dos profissionais da educação básica. O texto, aprovado pela Câmara de Vereadores, passou a valer a partir do dia 14 de abril, retroagindo a 1º de janeiro de 2016.
De acordo com um levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), boa parte dos municípios brasileiros teme não conseguir pagar o reajuste aos docentes, como resultado da crise econômica que afeta o país e do corte de repasses de recursos do Governo Federal.
No entanto, mesmo com todas as adversidades financeiras, Reserva do Iguaçu já garantiu aumento aos professores. O piso salarial foi reajustado em 11,36%, percentual em acordo com a média nacional. Em termos reais, o docente que antes ganhava R$ 1.917,78 para trabalhar durante uma jornada de 40 horas semanais, passa a ganhar R$ 2.135,64.
O prefeito Emerson Julio Ribeiro disse que o reajuste traz impactos no orçamento do município, mas que sente orgulho por estar concedendo o percentual em acordo com a lei, como forma de valorização aos profissionais da educação, que no dia a dia contribuem significativamente na formação dos cidadãos reservenses.
“Além de ser uma lei, que tem de ser seguida, nossa Administração tem procurado garantir aos professores aquilo que lhes é de direito, como sinal de reconhecimento pelo trabalho diário nas salas de aula. São eles os responsáveis por formar os futuros cidadãos reservenses, e por isso, merecem ser valorizados”, disse Emerson.
HISTÓRICO
O reajuste do piso salarial dos professores foi efetuado rigorosamente desde o primeiro ano da atual Administração. Em 2013, os docentes receberam o reajuste de 7,97%, juntamente da reposição salarial de todos os servidores, que teve um aumento de 8,04%. Em 2014, o reajuste concedido foi de 8,32%, também juntamente do percentual de 7,09%, dado aos demais servidores.
No ano passado, os professores ganharam 13,01% de aumento, juntamente da reposição salarial de 3,14%, mais 5% de aumento real concedido a todo o funcionalismo municipal. Somadas todas as reposições e reajustes concedidos, os professores tiveram um aumento de 63,93%, sendo o maior já registrado na história da Administração Pública de Reserva do Iguaçu.