Em entrevista dada recentemente, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo que esteve em Guarapuava na última sexta-feira, participando da entrega dos termos de posse e seção de terrenos a algumas famílias da vila Paz e Bem afirmou que está disposto a trocar a candidatura a deputado federal no próximo ano pelo ministério da Casa Civil, substituindo a partir de março a atual ministra Dilma Roussef, candidata a presidente pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na eleição de 2010.
Segundo o site Paraná Online, o nome de Bernardo que apesar de paulista, construiu sua carreira política no Paraná vem sendo ventilado como um dos prováveis sucessores de Dilma, quando ela deixar o ministério para concorrer à presidência.
Devido à ligação direta com o presidente da República, o chefe da Casa Civil geralmente é considerado o ministro mais importante do país. As atribuições básicas do ministério envolvem o assessoramento direto do presidente na coordenação de ações de governo. O chefe da Casa Civil também é responsável pela avaliação das propostas legislativas que o presidente encaminha ao Parlamento, além de cuidar da publicação dos atos oficiais do governo.
Com informações da agência Bonde News
Foto: ministro Paulo Bernardo em visita a Guarapuava, realizada na última sexta-feira (arquivo)