22/08/2023
Guarapuava

Cidadão Boilesen estreia nesta quinta

imagem-111208

Da Redação

Guarapuava – Para quem gosta de assistir bons filmes, o Cine Unicentro está com uma programação diversificada neste mês de maio, com entrada franca. Nesta quinta feira (05), por exemplo, estreia “Cidadão Boilesen", com direção de Chaim Litewski. A sessão começa às 19h30.

São 92 minutos de filme contando surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz, Henning Albert Boilesen (1916-1971), assassinado pela guerrilha em 1971. O documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistas, vasto material iconográfico e documentos até então secretos, "Cidadão Boilesen" discute o período mais brutal da recente história brasileira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia: 12/05, às 19h30

O Dia que durou 21 anos – Dir. Camilo Tavares  

O golpe militar no Brasil contou com a ativa participação do governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos – de 1964 até 1985 – o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da "Liberdade" e da defesa da "Democracia", com graves consequências para toda a América Latina. (77 minutos)

Dia: 28/05, às 14h

O Menino e o Mundo – Dir. Alê Abreu

Indicado ao prêmio de Melhor Animação, no Oscar 2016. Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Trilha sonora com a participação de Emicida, Naná Vasconcelos, Grupo GEM e Barbatuques. (80 minutos)

Mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema

16 a 20/05, às 19h30

Cidadão Kane – Dir. Orson Welles

Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, o filme conta sobre a ascensão e queda de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação.  Mesmo após tantos anos de sua estreia, Cidadão Kane ainda é um ponto de referência na evolução da linguagem cinematográfica, sendo considerado pela crítica mundial como um dos melhores de todos os tempos. (119 minutos)

SoberbaDir. Orson Welles

Na Indianápolis do final do século XIX, a família Amberson encontram dificuldades para lidar com as mudanças a seu redor. Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Agnes Moorehead), Direção de Arte (Preto e Branco) e Fotografia (Preto e Branco). (88 minutos)

A Marca da MaldadeDir. Orson Welles

Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder. (89 minutos)

O ProcessoDir. Orson Welles

Josef K acorda um dia e se vê com a polícia em seu quarto. Após ser preso e responder a um processo, passa a investigar o motivo de estar sendo investigado. (118 minutos)

F for Fake (Verdades e Mentiras)Dir. Orson Welles

Último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipo de arte. (88 minutos)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.