22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Campanha contra febre aftosa termina no dia 31

imagem-111274

Da Redação, com Assessoria/SRG

Guarapuava – Está correndo o prazo para que pecuaristas vacinem o rebanho bovídeo (bovinos e búfalos) com até dois anos de idade,  na primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa que segue até 31 de maio. A imunização inclui bezerros com poucos dias de vida.

A comprovação da vacinação deve ser feita até a mesma data na unidade da Adapar em Guarapuava (Rua Vicente Machado, 1811, Centro, ou pelo site. Para isso, o site recebe a comprovação tanto do revendedor da vacina quanto do produtor. Ao comprovar via site, o pecuarista deve acessar a página da Adapar e seguir as instruções.

Um detalhe é importante: o produtor só conseguirá efetuar a comprovação online depois que o revendedor também tiver cadastrado a venda da vacina no site. A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais.

Quem não comprovar estará sujeito à multa de R$ 919,60 para produtor com até 10 animais na idade para vacinação obrigatória. Para quem tiver mais de 10 animais em idade obrigatória e não vacinados, estará sujeito à multa de R$ 91,96 por cabeça.

De acordo com o governo estadual, o Paraná está desde 2005 sem registro de casos de aftosa. Atualmente, o Estado é classificado pela OIE como Área Livre de Aftosa com Vacinação. Nesta mesma condição encontram-se outros 14 estados do Brasil, o Distrito Federal e a região centro-sul do Pará.

Em todo o Paraná, receberão a vacina em torno de 4,1 milhões de animais, nesta primeira etapa da campanha. Na região de abrangência da Adapar em Guarapuava, cerca de 30.200 cabeças serão vacinadas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.