Jonas Laskouski
Guarapuava – Uma postagem no Facebook feita nesta terça feira (10), chamou a atenção de algumas pessoas e acabou chegando até a Redação da RedeSul de Notícias. No post, o desabafo de uma mãe:
"É revoltante levar o filho para consultar com 39º de febre, às 4 da tarde de segunda feira, estar na UPA há 12 horas esperando por um internamento num hospital de Guarapuava. (…)
No post, o desabafo continua com a mãe questionando a administração municipal sobre a demora na vaga. A RSN entrou em contato com a Prefeitura e a resposta, vinda atavés da Secretaria de Comunicação Social foi a seguinte:
"A Secretaria de Saúde de Guarapuava informa que os atendimentos de alta complexidade são geridos pelo Estado do Paraná. No caso desta criança, ela necessita de vaga em hospital. Os profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já acionaram a Central de Leitos (regulada pelo Estado) e é o próprio Estado que controla as vagas nos hospitais para o atendimento. A Prefeitura não tem ingerência neste processo. Enquanto a criança permanecer na UPA, ela continua sendo totalmente assistida pelos nossos profissionais."