Da Redação
Guarapuava – Uma vez sancionada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), uma lei proposta pelo vereador Rodrigo Sereno Crema (PSB) vai proibir a entrada de menores de idade em festas com bebidas liberadas. Na noite guarapuavana está sendo comum as festas com open bar e as “Cervejadas Universitárias”, com consumação livre. O projeto de lei foi aprovado em terceira e última votação na sessão de ontem, terça feira (10), e segue para sanção.
“Com a aprovação desta lei temos a certeza que dias melhores virão para toda a sociedade, por que assim estaremos resguardando o bem estar, a saúde e mesmo a vida de muitos jovens”, disse o vereador.
Segundo Crema, embora em Guarapuava não exista uma estatística que revele o número de jovens dependentes de álcool, a estimativa brasileira é de que pessoas com 15 anos ou mais consumiram o equivalente a 8,7 litros de álcool no ano de 2010, quantidade superior à média mundial. A conclusão é do Relatório Global sobre Álcool e Saúde, divulgado em maio de 2015, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisa revela que, em todo o mundo, a faixa etária entre 20 e 49 anos é a principal afetada em relação a mortes associadas à ingestão de bebida alcoólica. No Brasil, entre 60% e 63% dos índices de cirrose hepática têm relação com o álcool.