Da Redação
Guarapuava – A paisagem se transforma conforme a estação do ano. No Outono, além dos dias ficarem mais curtos, as noites mais longas, e as temperaturas caírem gradativamente, os tons verdes da vegetação são substituídos por cores vívidas que vão do amarelo ao marrom das folhas. É a última fase antes das árvores entrarem em dormência.
Em alguns pontos de Guarapuava, as folhas amareladas e alaranjadas, que se misturam com o vermelho dos plátanos chamam a atenção. Essas árvores estão presentes no Parque do Lago, no Parque das Araucárias, na Praça da Prefeitura, em frente ao 26° GAC, em parte da Avenida Rubem Siqueira Ribas e no Parque Recreativo Jordão. O álamo, outra árvore exótica, também está presente, embora em menor quantidade, principalmente, no Parque das Araucárias.
(Foto: Orlando Silva)
De acordo com o engenheiro florestal Saulo Küster, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, essas duas espécies são exóticas e originárias dos Estados Unidos e da Europa. “O plátano plantado em Guarapuava é híbrido das espécies americana e europeia; o álamo é europeu”.
De acordo com Saulo, os álamos são os primeiros a perderam as folhas. “Isso acontece já na primeira semana do Outono”. Os plátanos começam a derrubá-las no meio do Outono. “O Inverno começa no dia 21 de junho e até lá os plátanos ainda têm folhas”.
COMO FAZER MUDA DE PLÁTANO
Por ser uma espécie híbrida, os plátanos existentes em Guarapuava não produzem sementes que germinam. Mas é possível fazer mudas dessa árvore exótica. De acordo com Saulo, basta cortar uma estaca de 15 centímetros, que não seja broto novo e nem muito velho, colocar numa vasilha com água e deixar enraizar. Depois que isso acontecer, é só plantá-lo.