22/08/2023
Guarapuava

Guarapuava comemora Dia do Museu

imagem-111899

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – Em comemoração ao Dia Nacional do Museu, nessa quarta feira (18), o Museu Visconde de Guarapuava realizou uma exposição bem bacana. O tema escolhido para este ano retrata a cultura afrodescendente. “Já estamos recebendo a visita das escolas e da comunidade. Aqui os visitantes contam com uma aula expositiva sobre o tema e também tem uma visita guiada. Estamos abertos para a comunidade e quem quiser conferir pode vir até o museu e conferir o trabalho”, destaca Patrícia Danguy, coordenadora do Museu Visconde de Guarapuava.

A estudante Jaqueline Talia Gonçalves, 14 anos, visitou o museu com o Colégio Estadual Pedro Carli. “Fiz a visita com a escola, achei interessante e resolvi voltar com minhas amigas, pois sempre tem coisas novas para conferir. Essa exposição explica a cultura afro por meio da arte e isso me encantou” comenta a estudante. O museu está aberto de segunda a sexta, das 8h às 10h e 13h às 17h30.

CASA JOAQUIM CARDOSO TEIXEIRA

Localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1827, na esquina com a Rua Professora Leonídia, a Casa Joaquim Cardoso Teixeira também conta com programação especial em comemoração ao dia do museu. A exposição “Recortes de nossa terra- Revolução de 1930 em Guarapuava”, busca apresentar um pouco das manifestações e demais acontecimentos da época. Murilo Walter Teixeira, fundador e mantenedor da casa, relata que a ideia inicial da exposição era atrair a população para conhecer um pouco mais sobre nossa cidade. “Disponibilizo os documentos que meu pai deixou para que as pessoas possam conhecer mais da história de nossa região. Muitos estudiosos usam esses documentos como fonte de seus estudos. Convido as pessoas para que durante esta semana venham conhecer a exposição e também prestigiar as palestras”, finaliza Murilo.

Confira as datas das palestras da Casa Joaquim Cardoso Teixeira

19/05 – Correspondências de Guarapuava do século XIX, com a palestrante ProfªDrª Terezinha Saldanha.

20/05 – Ferrovia Riozinho- Guarapuava (1934), com a palestrante Fernanda Motter. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.