Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – A Praça da Esperança, na Colônia Vitória, em Entre Rios e o Cras do bairro Xarquinho foram palco durante essa quarta feira (18), de atividades relacionadas ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, foram prestadas informações para crianças e adolescentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estima-se que cerca de mil e trezentas crianças tenham passado pelo local, que contou também com orientações de profissionais da saúde sobre educação sexual. “Este tipo de integração em prol da informação é fundamental para as crianças e adolescentes. É uma atividade que, com certeza, traz benefícios para a sociedade”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho, durante o evento.
O evento também teve atividades lúdicas para os estudantes, e informações sobre abusos e violência infantil. A medida visa trazer para o universo da criança noções que permitam identificar eventuais abusos que possam acontecer. A assistente social, Kelin Sander, explica a importância de ações do tipo voltadas a essa população. “O que tem chamado a atenção principalmente no que os pequenininhos têm produzido é que, depois de abordado o tema nas escolas, os desenhos deles têm denunciado situações de violência. A partir daí o professor acaba ficando atento para ver o que tem acontecido e sabe como proceder”, comentou. “A ação nos ajuda também a divulgar o tema para a sociedade em geral, e isso é muito importante para combater a exploração infantil”, completou a Secretária de Assistência Social, Eliane de Carli.
Completando as atividades, o grupo Projeção (Projeto Jovens em Ação) realiza o concurso “Construindo um Lugar Seguro”, que incentiva crianças e jovens de todo o ensino fundamental, médio e técnico de Guarapuava a escrever contos que envolvam conteúdos relacionados com a garantia de direitos de crianças e adolescentes com ênfase na cultura de paz e coibição da violência.
O Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Infantil ocorre todo dia 18 de Maio desde 1998, em memória de Araceli Cabrera Sanchéz Crespo, violentada e assassinada aos 8 anos em crime de repercussão nacional em 18/05/1973.
SERVIÇO
100 – Disque Direitos Humanos
3623-8450 – Conselho Tutelar de Guarapu