Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Professores, alunos e comunidade se reuniram na tarde dessa terça feira (24), para o lançamento do projeto Crise Hídrica: Oficinas Pedagógicas, realizado através de parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). “A assinatura do convênio confirma o repasse de recurso no valor de R$ 49.995,00, para a realização do Projeto Crise Hídrica”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
Segundo a professora Ana Lúcia, coordenadora do projeto, o Crise Hídrica: Oficinas Pedagógicas terá duração de um ano. “Pretendemos desenvolver um olhar crítico do educando sobre a temática ambiental, nesse caso, a água, além de promover uma alfabetização científica visando a transformação da realidade local”, confirmou.
Os envolvidos no projeto são professores e acadêmicos dos cursos de ciências biológicas e geografia da Unicentro, e professores, alunos e equipe pedagógica dos colégios estaduais Manoel Ribas, Tupy Pinheiro e Padre Honorino, que receberão as atividades do projeto. “Esses colégios foram selecionados por que estão localizados próximos a um córrego urbano. No projeto vamos realizar etapas de diagnóstico, civilização, oficinas específicas sobre a água, elaboração e também socialização de materiais educomunicativos”, explica a coordenadora.
Em 2015, a prefeitura lançou o edital 01/2015, para as instituições apresentarem projetos na área ambiental em Guarapuava. A Unicentro, por meio do Departamento de Biologia, correspondeu a todos os requisitos do edital, que diz respeito à preservação, conservação e recuperação dos recursos ambientais, por isso foi a instituição contemplada. “São poucos os municípios que tem a ousadia, a coragem e a competência técnica de organizar e regulamentar o marco necessário para que esse fundo de meio ambiente fosse liberado. Guarapuava foi inovadora, mais uma vez”, destacou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.